sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Bélgica: produtores de leite protestam contra a política agrícola do governo

Bélgica: produtores de leite protestam contra a política agrícola do governo
Dificuldades no setor têm sido causadas pela submissão do governo às medidas de arrocho da União Europeia e severa redução no poder aquisitivo da maioria da população
Centenas de criadores de gado e agricultores belgas bloquearam com seus tratores as estradas e ruas de Liège e de outras cidades no leste do país, em repúdio à forte queda dos preços do leite e outros produtos lácteos. A confusão foi ainda maior quando os manifestantes espalharam vacas, carneiros, ovelhas e outros animais pelas ruas.
Embora o protesto tenha repudiado o conjunto da política agrícola do governo da Bélgica, submetido às medidas de arrocho da União Europeia, concentrou-se no setor, na véspera de uma reunião com representantes dos governos da França, Espanha, Holanda e Portugal sobre a crise da produção leiteira, na sexta-feira, 21, em Bruxelas.
A queda nos preços foi facilitada pelas condições de liberalização aduaneira e pela submissão do governo que atendeu às sanções contra a Rússia desencadeadas pelo governo dos EUA que foram respondidas com a suspensão de compras de produtos agrícolas pelo governo de Vladimir Putin. A severa redução da capacidade aquisitiva da grande maioria da população trouxe ainda perdas significativas para os produtores, principalmente os pequenos e médios, vítimas das corporações que definem os preços.
Victor Thines, do Grupo de Interesse de produtores de Leite (MIG), afirmou que com esse protesto manifestaram seu rechaço à política antinacional do governo que prefere entregar os recursos para o setor financeiro, espremendo a produção agrícola.
Essa ação faz parte também da preparação do protesto que se realizará durante a reunião extraordinária de ministros de Agricultura da União Europeia, prevista para o próximo 7 de setembro. A Junta Europeia do Leite (EMB) pressiona para que nesse encontro se tomem medidas para uma solução a longo prazo deste problema.
“A baixa dos preços da carne e do leite está levando dezenas de pequenas e médias fazendas à falência”, assinalou Thines.
Com a produção encalhada, os preços que em diversas ocasiões não cobrem os custos e o aumento do desemprego no campo tem levantado os agricultores. Nas últimas semanas o protesto se estendeu por diversas regiões e países com bloqueio de estradas com tratores ou queima de pneus. Supermercados das principais redes e fábricas processadoras de alimentos foram bloqueados por montanhas de lixo trazidas pelos manifestantes.
Na França, no mês de julho, os agricultores e criadores também se rebelaram contra a baixa dos preços da carne e do leite que estão levando dezenas de pequenas e médias fazendas à falência. O próprio ministério da Agricultura francês reconheceu que já há 10% (22.000 fazendas) à beira da falência com uma dívida conjunta de 1 bilhão de euros.
SUSANA SANTOS