segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Suspeito é morto em ação contra quadrilha especializada em ataques a bancos no Estado

Oito pessoas foram presas na operação. Segundo a polícia, eles planejavam assaltar uma agência bancária em Soledade

Suspeito é morto em ação contra quadrilha especializada em ataques a bancos no Estado Polícia Civil/Divulgação
Foto: Polícia Civil / Divulgação
Uma ação policial para desarticular o que seria a principal quadrilha de assaltos a banco do Rio Grande do Sul terminou com um dos suspeitos morto e outro baleado neste domingo em Mormaço, no norte do Estado. Outros sete participantes do grupo foram presos.

A quadrilha era da Região Metropolitana e vinha sendo monitorada pela equipe do delegado Joel Wagner, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), de Porto Alegre. Neste final de semana, o órgão encaminhou à delegacia de Soledade, no norte do Estado, informações de que os suspeitos pretendiam realizar um assalto na região.
A Polícia Civil local passou a monitorar o grupo também. A quadrilha se instalou por volta das 14h em um sítio na localidade de Dona Elibia, em Mormaço, a cerca de 30km de Soledade. Desde então, policiais passaram a fazer campana no local. O grupo teria deixado a casa com armamentos e equipamentos por volta da 1h desde domingo, disposto a realizar um assalto a banco em uma cidade vizinha — cujo nome não foi divulgado pela polícia para não atrapalhar as investigações.

Quando chegou ao local planejado, no entanto, o grupo decidiu voltar ao sítio. Conforme o delegado de Soledade, Jader Duarte, "algo deve ter dado errado" para que o grupo recuasse. 

A polícia montou, então, uma operação para abordar os homens. Por volta das 6h, cerca de 20 agentes  entraram no sítio. Houve troca de tiros durante a ação, que terminou com um dos suspeitos morto e outro baleado. Os outros sete suspeitos que estavam na residência decidiram se entregar e foram presos.

— Ao anunciar que era da polícia, eles reagiram atirando, em razão do forte armamento que tinham. Muito melhor do que o nosso — contou Duarte.

O suspeito morto é Ronaldo Bandeira Mack, foragido de um albergue prisional em Canoas. Ele está condenado por assalto a banco em Barra do Ribeiro, ocorrido em 7 de maio de 2010. Na ocasião, ele e outros três quadrilheiros armados de fuzis renderam quatro vigilantes, dois clientes do banco e usaram explosivos para roubar R$ 33 mil de agência do Banco do Brasil. Na fuga, trocaram tiros com PMs e feriram gravemente o policial militar Elton Borba. Mack foi preso no mesmo dia, em flagrante, portando um fuzil Ruger calibre 5.56 mm.
Em processo judicial, Mack foi condenado a 11 anos de prisão. Na ação penal, ele foi responsabilizado, junto com outros quadrilheiros, por assaltos entre os meses de novembro de 2008 e maio de 2010, em bancos dos municípios de Barra do Ribeiro, Canoas, Tapes, Farroupilha, Caxias do Sul e Igrejinha. Ele também foi reconhecido como um dos autores de assalto à estação rodoviária caxiense. O roubo rendeu R$ 150 mil aos quadrilheiros, que usavam uniformes de vigilantes bancários. Na época, foi condenado junto com Mack o ex-PM Wanderlei Grehs.
Foto: Polícia Civil / Divulgação
Grupo teria assaltado três bancos em um mês na região
A quadrilha desbaratada hoje é suspeita de ter comandado três ataques a banco na região de Soledade em apenas um mês, sendo um em Barros Cassal e outro em Ibirapuitã. Segundo o delegado, a maioria dos detidos tinha antecedentes criminais, com exceção de um jovem. Outro dos presos é Leandro Carvalho Fontinel, que já esteve preso por tentativa de homicídio ocorrida em Palmares do Sul, em 2010.
No sítio em Mormaço foram apreendidos explosivos, armas (fuzis, carabinas, pistolas e revólveres), máscaras ninja e coletes à prova de balas. Uma quantia de dinheiro com resquícios de explosivo também foi apreendida. As notas estavam em um saco com naftalina, estratégia usada pelo grupo para tirar o cheiro de queimado.