terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Cultura Popular Do Sisal Ocupou A Cidade De Valente

cultura popular em valente - 3
A cultura popular do Sisal ocupou a cidade de Valente, durante o Festival de Cultura Popular, ação do Projeto Cantigas Rurais – do Samba ao Reisado levou muita música, dança e expressões do samba rural para as ruas da cidade, no último sábado, 30, numa parceria com a prefeitura municipal. O Festival promovido por Erisvaldo Ferreira, mais conhecido como Tytta Ferreira contou com apoio financeiro do Fundo de Cultura, Centro de Culturas Populares e Identitárias, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do estado da Bahia.
cultura popular em valente - 4
De acordo com Ferreira, o Governo do estado através da SECULT – Secretaria de Cultura do Estado/ Fundo de Cultura acreditou na proposta e investiu na realização do projeto que além do Festival teve várias oficinas ao logo do ano nas cidades de Serrinha, Barrocas, Ichu, Conceição do Coité e Valente.O evento foi prestigiado por várias pessoas que relembraram esse patrimônio cultural. Na praça era fácil avistar comerciantes, donas de casa e lideranças municipais cantando e dançando.
cultura popular em valente - 1
Para o prefeito Ismael Ferreira, o reisado, o samba de roda não podem ser esquecidos. “Essas manifestações são formas de cultura que faz parte da vida dos nossos pais e nossos avós. Hoje estamos aqui, em mais um grande evento, resgatando e tentando preservar um pouco dessa cultura popular que encanta a todos”.
Afirmou o gestor.
Ismael Ferreira discursa. A sua direita José Silva - secretário Executivo do CONSISAL e esquerda Tytta Ferreira, coordenador do evento.
Ismael Ferreira discursa. A sua direita José Silva – secretário Executivo do CONSISAL e esquerda Tytta Ferreira, coordenador do evento.
As apresentações ficaram por conta dos grupos Reisado da Ladeira, Cantadeiras do Sisal e Capoeira (Valente), Grupo Rosas Vivas da comunidade do Rose em Santa Luz, Grupo Topa Tudo de Ouro Verde, São Domingos, Grupo União de Retirolândia, o repente com Lavandeira e apresentações de Boi de roça com o Senhor Antônio de Jovêncio.
cultura popular em valente - 7
Já o produtor Cultural e idealizador do projeto, Tytta Ferreira se disse muito contente com o resultado do Festival. “O evento superou as expectativas pois demonstrou que é possível levar para as ruas da cidade a cultura popular e isso pode ser alcançado e trabalhado sim pela juventude. Isso deixa a gente muito feliz. Os grupos se apresentaram muito bem, houve integração e diversidade nas apresentações. Isso tudo só vem reforçar que nós, juntos, podemos fazer uma cultura popular mais bela e mais sólida”. Comemorou o promotor do evento.
O Festival, contou também com a parceria do CONSISAL,FATRES,CODES Sisal,e Fundação APAEB.
Extraída do Calila Notícias