quinta-feira, 19 de novembro de 2015

NOVEMBRO NEGRO: Apresentações destacam a cultura do negro e do índio

Apresentação de capoeira dos alunos do CAIC (Foto: Aristeu Chagas)
Apresentação de capoeira dos alunos do CAIC (Foto: Aristeu Chagas)
Para promover a valorização da cultura negro e indígena aconteceu nesta quinta-feira (19/11), no CAIC (Centro de Atenção Integral a Criança), a culminância do projeto Inclusão Cultural Gera Inclusão Social – Educação e Interculturalidade. A atividade, que envolveu toda comunidade escolar e convidados, integra a programação do Novembro Negro e contou com apresentações dos alunos de música, dança e teatro, dentre outros.
A dança do coco foi representada por alunos do 2° ano, dentre as mais animadas estava Keite Ellen Silva, de 7 anos, que aprendeu sobre a história, que surgiu nos quilombos, e a achou muito bonita. A mãe da estudante, a dona de casa Crislaine Mendonça Silva, de 27 anos, foi prestigiar a filha e avaliou como positiva a iniciativa de promoção da cultura brasileira. “Minha filha está feliz e em casa ela só falava sobre a dança”, finalizou.
Dentre as apresentações estavam a capoeira, o teatro baseado no livro infantil de origens africanas O casamento da princesa, samba de roda e maculelê. Os alunos da Escola Especial de Camaçari também participaram como convidados e dançaram uma música africana. Na escola ainda há a exposição de artesanato feito pelos estudantes e inspirados nas culturas negro e indígena.
Também estavam no CAIC profissionais da USF (Unidade de Saúde da Família) do Phoc para orientar a população sobre doenças como a diabetes.
O projeto Inclusão Cultural Gera Inclusão Social – Educação e Interculturalidade, faz parte do projeto político pedagógico do CAIC, que trata as questões do negro e do indígena durante todo o ano letivo.

PRÓXIMAS ATIVIDADES

Quinta-Feira (19/11)

9h/ 13h30/ 19h30
Exibição do Curta O Xadrez das Cores
Palestra sobre Contribuição do Povo Indígena na Nossa Cultura
Mostra de Vídeo da Desembargadora Luislinda Valois
Local: Escola Maria Quitéria

14h
4ª Semana da Consciência Negra
Local: Centro de Educação Municipal de Camaçari

Sexta-Feira (20/11)

9h/ 13h30/ 19h30
Exibição do Curta O Xadrez das Cores
Palestra sobre Contribuição do Povo Indígena na Nossa Cultura
Mostra de Vídeo da entrevista com a desembargadora Luislinda Valois.
Local: Escola Maria Quitéria

15h
Ato da Consciência Negra
Local: Praça Abrantes

19h
Show Canto a Década da Afrodescendência – Savilar e Romero
Local: Teatro Alberto Martins