sábado, 14 de novembro de 2015

Mais um helicóptero para combater incêndio na Chapada

Com os focos de incêndios florestais, registrados no município de Ibicoara, controlados desde a última quarta-feira (11), agora os trabalhos de combate aos incêndios se concentram nas proximidades do Rio Mucugezinho, em Lençóis, na Área de Proteção Ambiental (APA) Marimbus/Iraquara, em Morro Branco, em Palmeiras, e na comunidade do Capão do Correia, na região de Mucugê. 
De acordo com a coordenadora de Fiscalização Preventiva do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) e perita em incêndios florestais, Fabíola Cotrim, as equipes envolvidas na Operação Bahia Sem Fogo – sob o comando da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), e executada pelo Inema - vêm intensificando as ações em campo.  
O trabalho de combate aos focos de incêndios na região do Parque Nacional da Chapada está sendo feito com dois aviões Air Tractor, dois helicópteros, viaturas tracionadas (4×4) e mais de 60 brigadistas e bombeiros militares.“Os aviões estão sendo utilizados para lançamento de rajadas de água sobre os locais atingidos, além de monitoramento aéreo para subsidiar os rumos do combate. São regiões que apresentam vegetação seca, devido à estiagem, o que demanda mais atenção e dedicação integral dos brigadistas”, explicou Cotrim.
Diante  da propagação dos incêndios florestais nos últimos dias e da incidência dos focos de calor na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, sobrevoou a área afetada nesta quinta-feira (12), reunindo-se em Lençóis,com a equipe de combate aos incêndios do Bahia Sem Fogo.

Apoio da população
Os órgãos ambientais enfatizam que é de fundamental importância que a população contribua para a prevenção das queimadas, evitando o uso do fogo nas atividades de campo, como na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos para os animais. A sociedade pode oferecer denúncia de queimadas ilegais e quaisquer outros crimes ambientais pelo telefone 0800 071 1400, e-mail denuncias@inema.ba.gov.br, diretamente nos balcões do Inema, na sede ou nas unidades regionais, ou por correspondência.

O combate ao fogo em todo território baiano envolve o esforço de brigadistas voluntários capacitados pela Sema, bombeiros militares, técnicos do Inema e de prefeituras locais, brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).


Fonte: Ascom/Secretaria do Meio Ambiente (Sema)