Uma idosa de 78 anos sendo agredida com uma vassoura pela própria sobrinha durante um banho ao ar livre. É o que mostra um vídeo divulgado pela Polícia Civil de Guaratuba, no litoral do Paraná, no qual Maria da Conceilçao Gonçalves ainda é intimidada, xingada e atacada com tapas no rosto por Yonara Surana Gonçalves, que foi presa em flagrante. As imagens vieram a público nesta terça-feira (7) por meio da corporação.
"Quando eu vi o vídeo, tive a mesma reação que a maior parte da população brasileira: fiquei completamente estarrecido", conta ao iG o delegado responsável pela investigação do caso, Claudimar Lúcio Lugli. "Na mesma hora resolvi autuá-la pelo crime de tortura, com pena prevista de dois a oito anos de prisão. Ela já está na cadeia, à disposição da Justiça."
A agressão ocorreu no sábado (4), no bairro da Vila Esperança, e foi filmada em vídeo por um vizinho que não quis ter seu nome divulgado. Em um pequeno trecho postado nas redes sociais, é possível constatar que Maria leva tapas e tem o rosto esfregado com uma vassoura enquanto Yonara grita palavras de ordem. Segundo o delegado, as imagens têm um total de 13 minutos, dos quais em oito a idosa é agredida pela sobrinha de 43 anos, com quem vivia há vários anos.
Maria foi internada no Hospital Regional de Paranaguá, onde ultrassom constatou que a idosa teve traumatismo craniano. Ela está sob custódia da Secretária do Bem-Estar Social e segue em observação no hospital, sem correr risco de morrer.
Já a agressora está presa na Cadeia Pública de Guaratuba, onde foi colocada em cela separada das outras detentas por questões de segurança. Yonara admitiu ter batido na tia, mas negou que isso tenha ocorrido outras vezes, o que não deve afetar sua condenação. "As provas são muito contundentes e eu acredito que a pena será aplicada de forma exemplar", resume o delegado.