O Tenente Coronel Gilson Paixão Silva Santos, nomeado para comandar as quatorze cidades que abrangem a área de responsabilidade do Batalhão Guardião da Região Sisaleira, conforme decreto do governador do Estado, publicado no Diário Oficial no último dia 26 de novembro, substituiu o seu irmão, o Tenente Coronel Nilton Paixão Silva Santos, que esteve à frente da unidade policial por oito meses e está indo comandar o Batalhão de Polícia Rodoviária da Bahia.
A solenidade, que foi presidida pelo comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), Coronel Adelmário Evangelista Xavier, contou ainda com presença de autoridades da região e membros da comunidade sisaleira, além de representante da imprensa local.
Em seu discurso de despedida, o Tenente Coronel Nilton Paixão agradeceu àqueles que colaboraram com a sua gestão. Fez um agradecimento especial à tropa que esteve à sua disposição e desejou sucesso ao Tenente Coronel Gilson Paixão, dizendo que o seu irmão está sendo privilegiado por assumir o comando de um batalhão premiado por cuidar de uma população nobre e acolhedora, o povo sisaleiro.
Ainda durante a sua despedida, em meio a palavras de homenagem ao seu pai, o Sub Tenente da reserva remunerada, Manoel Paixão do Santos, o comandante sucedido elevou o evento ao auge, ao solicitar permissão ao Coronel Adelmário para quebrar o protocolo, o que foi autorizado: os comandantes, sucedido e sucessor, fizeram uma homenagem emocionante ao seu pai, agradecendo pela educação recebida.
O evento se encerrou com o tradicional desfile da guarda de honra em continência à autoridade que presidiu a solenidade. (Fonte: ASCOM 16º BPM - Foto: Adryano Ferreira)