domingo, 20 de setembro de 2015

Empresa PLASTSAG constrói Praça em Salgadália e doa a Prefeitura de Coité

inauguração de praça em salgadalia - 9
A PLASTSAG, indústria de Transformação de Plástico, situada na primeira Travessa da Vitória, nº 100, no Distrito de Salgadália, município de Conceição do Coite, na Bahia, entregou na manhã de sábado (19), a revitalização e requalificação da área do Tanque Grande transformando em espaço de convivência e lazer incentivando práticas de saúde, em especial, para as pessoas consideradas da “terceira idade”. O espaço passa a ser denominada Praça Cirilo Costa, em homenagem a um antigo morador e que seus familiares, após a conclusão da obra, cederam a área para Prefeitura Municipal, segundo informações do diretor presidente da PLASTSAG, Francisco Apolônio Ferreira.
Rosania feliz por Chico ter atendido sua sugestão.
Chico de Salgdália, como é conhecido o empresário, disse que foi provocado pela moradora Rosania Barreto, a fazer uma intervenção na área, que fosse calçamento ou a revitalização do tanque, menos entupir, conforme chegou a ser cogitado para se construir uma academia de saúde. “O tanque grande é tradicional, ainda se usa essa água, não podemos deixar acabar e a PLASTSAG se moveu para revitalizar e fazer essa praça”, contou Chico.
Segundo Francisco Apolônio, está é a quinta obra feita por ele com recursos próprios e doa ao Município.
Francisco falou também que o compromisso da PLASTSAG é compatibilizar as suas atividades com a conservação do meio ambiente, dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável, utilizando tecnologia limpa e reduzindo impactos ambientais e sabendo que o meio ambiente está sendo agredido pela humanidade, “nós estamos fazendo com que o meio ambiente não sofra”, garantiu.
No local, segundo Chico, era um depósito de lixo e muito entulho, sendo retirado e construído uma pista para caminhada, academia com equipamentos confeccionados através de reciclagem e a limpeza da aguada, onde foram investidos aproximadamente R$ 80 mil.
Alex da Piatã elogiou a iniciativa de chico e disse que foi feita para o povo.
O deputado estadual Alex da Piatã (PMDB), participou do ato de inauguração e destacou o carinho que Chico e seus filhos têm com a comunidade de Salgadália e prova disso foi o retorno de todos eles depois de formados, gerando emprego e renda. Outro fato que chamou atenção do parlamentar foi o gesto da família em doar a área para a Prefeitura, “sinal que não fizeram para eles e sim para o povo”, pontuou.
Autor de um projeto que será apresentado na Assembleia Legislativa, de especificação nas placas indicativas dos nomes das praças e ruas, narrando à história dos homenageados, o deputado Alex da Piatã agradeceu a família de Cirilo Costa.
inauguração de praça em salgadalia - 4
O homenageado faleceu há cinquenta anos e era o proprietário de uma grande área de terra denominada de Salgada Velha e com a passagem da linha férrea se construiu a estação ferroviária em outro ponto, criando o povoado, hoje, Distrito. Ao falecer, deixou 06 filhos e todos também já faleceram, portanto os representantes da família fazem parte da terceira geração.
Serapa e Zequinha dizem que vão aproveitar o espaço para atividade física.
Na inauguração houve o reencontro de José Nascimento, conhecido por Zequinha e Serapeão Oliveira Costa, que relembraram momentos do Tanque Grande a várias décadas passadas. Segundo Serapa, como é conhecido o mais novo, todo salgadense tem algo a contar sobre o Tanque Grande, ” a gente vinha tomar banho, mas a diversão acabava com a chegada de Zequinha delegado naquela época, a gente saia correndo e deixava roupa e sandálias na beira do tanque e era preciso nossos pais irem lá buscar, mas tinha uns que nem iam lá, comentou Serapa, que agradeceu o empenho de Francisco Apolônio e família na revitalização do Tanque Grande.
IMG_4924
Zequinha disse que o local ainda servirá para correr, mas não é atrás dos banhistas, e sim as pessoas em busca de uma vida mais saudável.”estou muito satisfeito com a atitude de Chico, pois de quando me entendo como gente procurei zelar disso aqui, pois foi a aguada que serviu Salgadália no passado e não aceitava as pessoas tomando banho nem dando banho em cavalo. Hoje está uma maravilha e o povo tem uma praça de lazer e atividade física”, comemora Zequinha.
Fagner um dos filhos de Francisco que após se formar em Direito voltou para o Distrito.
O advogado Fagner Ferreira, um dos sócios da PLASTSAG, falou que é possível afirmar que a evolução dos processos da iniciativa privada em relação à preservação de recursos naturais gera resultados mais favoráveis e considerou positivo o investimento realizado no Tanque Grande, pela sua história e “não há dúvida que irá contribuir para uma melhor qualidade de vida da população”, comemorou.
Ao finalizar, Fagner Ferreira falou da empresa PLASTAG, segundo ele, atua na produção de derivados do PEAD, PEBD, PP e PS entre outros, conhecido como plástico, para confecção de sacolas, sacos, grãos entre outros reciclados, é a principal finalidade da empresa e que trabalho tem como objetivo produzir com qualidade, preservando o meio ambiente e a saúde de cada colaborador que faz parte desta empresa.
inauguração de praça em salgadalia - 7
Essa praça é o quatro investimento em construção com recursos próprios ou da indústria realizado pelo empresário Francisco Apolônio. No inicio da década de 90 construiu uma escola na Comunidade de Lameiro da Macambira, em seguida mais duas escolas, em Lagoa dos Cavalos e Jiboia, além da construção do calçamento da Rua dos Pombos. Após a conclusão, efetua a doação ao poder público.
inauguração de praça em salgadalia - 13
Fundada em 2001, depois de participar de uma feira industrial em São Paulo, a PLASTSAG tem como objetivo comercializar e produzir produtos derivado do plástico com inovação e com qualidade buscando sua posição no mercado nacional, segmentada em dois mercados, ou seja, industrial e comercio varejista procurando sempre manter os valores culturais buscando a melhoria contínua, para atingir às metas estabelecidas e as expectativas dos clientes internos e externos.
inauguração de praça em salgadalia - 5
Chico disse também que a PLASTSAG, única empresa totalmente registrada neste rumo no estado, surgiu em meados de 2003, sendo sua situação cadastral regularizada em novembro de 2005 e produz, além dos produtos derivados de plásticos reciclados, carro chefe de vendas da empresa como sacola e grão de PP e PE, produtos inovadores como mangueira, bobinas, coletores, espaguete para cadeiras, frisos para bolsa, fixador de fios, espaçador de piso, cabides, bacias, baldes e junta de dilatação para piso, gerando hoje 55 empregos diretos e com carteira assinada.
Ao ser questionado por que instalou a indústria em Salgadalia, Chico afirmou que era o amor a ter e esse sentimento se entendeu aos filhos, Elizangela (Administração), Edilsleide e Elivania (Biólogas), Elivania (Dentista) e Fagner (Advogado) e Fernanda Ramos Ferreira (Dentista), que estudaram em outras cidades e voltaram a sua comunidade e montaram seus negócios profissionais.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas e Teones Araújo