segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Programa “Palmas para Juazeiro” completa seis meses


Programa “Palmas para Juazeiro” completa seis meses
Programa “Palmas para Juazeiro” completa seis meses
Em julho do ano passado foi lançado o programa “Palmas para Juazeiro” na Fazenda Juvenal, localizada na comunidade de Lagoa do Boi, distrito de Pinhões. Na manhã da última sexta-feira (20), o secretário Jorge Cerqueira, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), acompanhado de representantes da ACCOSSF, da Agro Curaçá, da EMBRAPA, do Banco do Nordeste e da empresa Icofort, esteve na fazenda para uma visita técnica.
Há seis meses, quando o programa foi implantado, o secretário Jorge firmou o compromisso de voltar à fazenda Juvenal para avaliar os resultados. “É algo incontestável o sucesso do programa “Palmas para Juazeiro”. O nosso desejo é implantá-lo em outras regiões para que o produtor possa ter alimento para seus animais nos períodos de estiagem, possa melhorar a genética da sua criação e, assim, não somente morar no interior, mas viver no interior com boas condições de vida”, ressaltou o secretário.
Seu Luís Manoel Gonçalves, dono da fazenda, que aceitou o desafio e foi o primeiro produtor a participar do programa, ressaltou sua satisfação: “sou produtor há mais de 30 anos e nunca vivi um bom momento como esse na minha fazenda, com água no meu terreiro. Eu plantava palma, mas com a falta de chuva, morreu toda. Aqui não tinha água, era a dificuldade maior do mundo. Hoje, com esse poço posso cuidar da palma e alimentar meus bichos.”
A fazenda Juvenal foi uma das contempladas da primeira etapa do projeto da Prefeitura de Juazeiro em parceria com o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que consiste na perfuração e instalação de cinqüenta poços artesianos. “No interior de Juazeiro havia uma dificuldade muito grande no que diz respeito a recursos hídricos e também a forragem para animais em período de estiagem. A Prefeitura tem um projeto–piloto de perfuração e instalação de poços artesianos. Esses poços além de propiciar água para o consumo humano e animal, também serve para irrigar a forragem”, salientou Jorge Cerqueira.
O Presidente da ACCOSFF, Marcos Rogério, parabenizou a Prefeitura de Juazeiro pela implantação do programa: “Estamos muito contente pelo Município ter acreditado e apostado, e tenho certeza que a partir desse resultado vamos implantar em outras localidades”.
O programa “Palmas para Juazeiro” é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da SEAPA, com parceria da ACCOSSF, do Banco do Nordeste, do SEBRAE, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Capritec e do Agro Curaçá.
Fonte: ASCOM SEAPA/PMJ