terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

MEC e ABRAHUE fortalecem parceria para qualificação do ensino e da saúde


A nova presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAHUE), Mônica Almeida Neri, priorizou a audiência com o ministro da Educação, Cid Gomes, como uma das principais ações na agenda do novo cargo. O encontro, que aconteceu no último dia 11, em Brasília, gerou expectativas positivas para as atividades da ABRAHUE, no sentido de colaborar com a qualificação do ensino e da assistência nos serviços de saúde em todo o pais e com a redução das desigualdades da assistência nas diferentes regiões. Isso porque Mônica Neri pleiteou ao MEC a coordenação de um projeto de transferência de tecnologias de alta complexidade entre as instituições de ensino em saúde. Citou como exemplo para justificar a proposta os desafios dos Serviços de Transplante de Medula Óssea do país, que apresenta um reduzido número de unidades para atendimento adequado à população. "Nosso objetivo é colaborar com as ações do Ministério para o desenvolvimento da excelência no ensino, pesquisa, assistência e gestão. Por isso nos colocamos à disposição para coordenar esta atividade, além de apoiar outras iniciativas federais", afirmou.
 
A Abrahue, associação civil e sem fins lucrativos, reúne cerca de 200 unidades médicas federais, estaduais, municipais, privadas e filantrópicas de todo o país, com a missão de promover ações para o desenvolvimento da excelência no ensino, pesquisa, assistência e gestão. Essas unidades correspondem a 2,8% dos hospitais e são responsáveis por 10% das internações do Sistema Único de Saúde de todo país e de mais de 50% dos procedimentos de alta complexidade. "Os hospitais certificados pelos Ministérios de Educação e da Saúde são de crucial importância no desenvolvimento e implantação das políticas públicas de educação e de saúde, além de campo privilegiado para a educação permanente de profissionais já em atividade. Eles agregam substancialmente a produção científica nacional, além de realizarem a maior parte dos procedimentos de alta complexidade. Por isso estamos buscando aprimorar nossa gestão, com um alinhamento mais intenso com os Ministérios da Educação e da Saúde", completou a gestora.
 
De acordo com a gestora da ABRAUE, o ministro Cid Gomes se mostrou receptivo e sensível as demandas apresentadas, além de reconhecer a importância da Associação para a assistência e educação.
 
Eleição
 
A médica e diretora da Maternidade Climério de Oliveira/UFBA foi eleita para o cargo em novembro do ano passado durante assembleia geral realizada na sede da instituição, em Brasília. Mônica Neri afirmou que dará continuidade ao trabalho que, por anos, torna a Abrahue reconhecida como uma organização de excelência, capaz de influenciar decisivamente nas políticas de educação em saúde. "Meu trabalho valorizará os cinco eixos já estabelecidos pela Associação, que tratam da ética, equidade, responsabilidade social, transparência, comprometimento e resolubilidade".  Mônica Neri também é diretora da Maternidade Climério de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia.