sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Licurizeiro com dois troncos e sete copas


Na tarde desta sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2015, a nossa equipe foi até o Rancho Chapéu de Couro que fica localizado na Fazenda Três Lagoas no município de Várzea da Roça. Onde segundo relatos de alguns moradores da região existia neste local um licurizeiro diferente, pois ele tem dois troncos e sete copas, e a nossa reportagem foi conferir.

Nós entrevistamos o dono do rancho, o senhor Valdetrude Barreto Rios, conhecido como Val de Muliquinho. Onde ele nos informou que possui a propriedade ha 4 anos e não tinha percebido este licurizeiro no momento da compra. “Se eu contar sobre este licurizeiro para outras pessoas muitos acharam que é mentira minha”, disse Val.
A palmeira é conhecida na região como licuri, mas a depender da localidade o nome vai mudando, podendo ser chamado por alicuri, aricuí, adicuri, cabeçudo, coqueiro-aracuri, coqueiro-dicuri, iricuri, oricuri, ouricurizeiro, uricuri e uricuriba. O licurizeiro pode alcançar 11 metros de altura, suas folhas enfileiradas parecem formar uma coroa. A espécie pode ser encontrada no norte de Minas Gerais, na porção oriental e central da Bahia até o sul de Pernambuco e também nos estados de Sergipe e Alagoas.

O senhor Val de Mulliquinho ainda nos informou que muitas pessoas já foram visitar o “pé de licuri”, e tiraram algumas fotos para mostrar aos conhecidos. Com isso a palmeira se tornou atração entre os amigos e familiares. O mesmo ainda conta que existem fotos deste licurizeiro que foram distribuídas e compartilhadas entre várias pessoas da região.