quinta-feira, 19 de março de 2015

Projeto leva a magia do teatro a estudantes do interior


teatro
Diversas escolas do interior do município de Juazeiro estão tendo a oportunidade de assistir pela primeira vez o espetáculo “O Palhaço e a Bailarina”, da Cia de Danças e Teatro Nego D’Água, dentro do projeto “Um Passeio com o teatro nos distritos de Juá”, projeto aprovado através da Chamada Pública 2014 com o apoio da secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro (SECJU).
 As apresentações teatrais do projeto iniciaram dia 16, pela região do Salitre. Duas escolas municipais daquela região assistiram ao espetáculo, a Escola Antônio Francisco de Oliveira em Goiabeira II, e a Escola Mateus Damásio e Extensão Paulo Freire, na localidade de Junco. Estudantes de diversas faixas etárias, do Ensino Fundamental participaram do espetáculo, interagindo com os atores.
Outra escola que recebeu o espetáculo essa semana, foi a Escola Antonila da França Cardoso, localizada em Angico, distrito de Pinhões. A Cia apresentou a peça dia 17, pela manhã, e reuniu alunos, professores e a diretoria da escola, para assistir aquela “atividade lúdica”, como se referiu à professora do 2º ano do Ensino Fundamental, Solange Pereira. “O aluno aprende mais com o lúdico, trabalhamos esse tipo de atividade com eles”, acrescentou.
 Atenta ao espetáculo, a aluna Bianca da Silva Ferreira, 07 anos, do 2º ano do Ensino Fundamental, disse que gostou muito da apresentação. “Achei muito engraçado o palhaço, a brincadeira com as bolas”, disse entusiasmada. E a todo o momento os atores interagiam com as crianças, buscando o envolvimento delas com a temática do espetáculo.
Para a diretora da Escola Antonila da França Cardoso, Janete Cleia, é de suma importância projetos com este. “Ele vem enriquecer muito o trabalho pedagógico. Nossos alunos eles têm uma participação muito forte, e nós como escola, procurando sempre valorizar a parte artística deles, e isso é fundamental”, ressalta, lembrando que ex-alunos da escola, como Daniel Sena, são muito ativos na realização de espetáculos, a exemplo do espetáculo sacro da Malhada da Areia, daquela região.
Segundo o diretor do projeto, Elson Campos, essas apresentações pelas escolas do interior viabilizam o contato mais direto com o público “que queremos atingir, que são as crianças e adolescentes, e o nosso intuito é possibilitar a percepção de outras formas de comunicação, principalmente com eles, desenvolvendo noções de respeito e aceitação das diferenças”, completou.
A apresentação do dia 17, na Escola Antonila da França Cardoso, na região de Pinhões, contou com a presença do secretário de Cultura e Juventude do Município, Donizete Menezes, que fez questão de acompanhar a apresentação, assim como o desenvolvimento do projeto nas escolas do interior.
“Chega a arrepiar, acho realmente incrível isso, a participação dos alunos, essa interação. Estamos cumprindo uma agenda importante para a gestão cultural no Município. Descentralizar as ações culturais, trazer para as localidades do interior esse tipo de projeto, é compromisso nosso, e estamos felizes por ver o resultado”, destacou.
Além de Elson Campos, que assina roteiro e direção, o espetáculo “O Palhaço e a Bailarina” conta ainda com Ioná Pereira (a bailarina) que também assina as coreografias, Maria Laura (participação especial) e o apoio técnico de Daniel Sena. Dia 18, a Cia esteve na Escola Dois de Julho, distrito de Maniçoba; no dia 19, a apresentação é na Escola Raimundo da Cunha Leite, distrito de Juremal, e fechando a semana, dia 20, na Escola Yraci Nunes, distrito de Itamotinga.