domingo, 8 de setembro de 2013

CLAUDIO CAMPANHA EO NOVO CONTRATADO DO PRESIDIO DE SERRINHA




Um ano de caçada, dez dias de rastreamento telefônico (grampo) e, por fim, um cerco e a prisão. Assim aconteceu para que a Polícia da Bahia conseguisse capturar o homem apontado como o maior traficante de drogas do Nordeste. Carlos Eduardo Campanha da Silva, o ´Malhado´, o bandido mais procurado pelas autoridades policiais baianas, acabou sendo preso, no começo da manhã de ontem, na Região Metropolitana de Fortaleza.

O fugitivo estava escondido em um sítio que ele comprara há um mês, situado no distrito de Dourados, no Município de Horizonte (a 42Km da Capital). Cláudio Campanha foi cercado por volta de 5h30 por duas patrulhas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque) do Ceará, sob o comando do capitão PM Antônio Cavalcante.

Da operação participaram ainda o delegado cearense Bruno Figueiredo, titular do 30º DP (São Cristóvão); e o chefe da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, delegado Jardel Peres, que estava acompanhado de dois agentes.

Golpe

A captura do traficante no Ceará foi considerada pela Polícia da Bahia o mais duro golpe ao tráfico naquele Estado em 2008. Contra Cláudio Campanha pesa a acusação de ter ordenado à sua quadrilha a morte de dezenas de pessoas. ´Pelo menos 100 homicídios já temos comprovado´, afirmou o delegado Peres. A mais recente matança, praticada pelo bando, ocorreu há uma semana na periferia de Salvador, quando sete pessoas foram eliminadas por ordem do criminoso.

O delegado Peres explica que no sítio estavam Cláudio Campanha, sua mulher, os dois filhos do casal e um cunhado do bandido. Quando os policiais do Gate realizaram a ´entrada tática´ no sítio, apenas o traficante estava acordado, mas não teve tempo de reagir. Estava desarmado e logo foi dominado. Só então, as demais pessoas acordaram.

A Polícia fez uma varredura na casa e encontrou cerca de R$ 10 mil em espécie, mas não achou ali armas nem munição. Também não havia drogas estocadas no local.