terça-feira, 11 de novembro de 2014

Entidades realizam Dia de Luta em Defesa do Plebiscito Constituinte


imagemNa próxima sexta-feira, dia 14, acontecerá em Sergipe o Dia de Luta em Defesa do Plebiscito Constituinte, com duas atividades sobre o tema: uma Plenária da sociedade civil, a partir das 8h, no auditório do Sindicato dos Bancários; e um Ato Público, no Calçadão da João Pessoa, às 15h.
Discutir junto à população a importância da Reforma Política para a democracia, esclarecer quais projetos de mudança do sistema político estão em disputa e ampliar o vigor das mobilizações em torno da pauta no estado são os principais objetivos das atividades, que marcam um ano do início da campanha do Plebiscito.
Para Lídia Anjos, do Movimento Nacional de Direitos Humanos, as atividades servirão para dialogar com a população sobre quais as concepções existentes de Reforma Política e, assim, a sociedade possa reivindicar a proposta que mais contempla a participação popular.
“Existem várias formas de se fazer uma reforma do sistema político, mas nós entendemos que a melhor para a nossa democracia será a feita por meio de uma Constituinte Exclusiva e Soberana, em que a população participará de todo o processo”, defende.
Segundo Juliana Gabriele, da Marcha Mundial das Mulheres, as atividades marcam também a retomada da organização popular em torno do Plebiscito no estado.
“Durante o ano, tivemos o envolvimento de comitês regionais, locais e de muitas entidades. Passado o período eleitoral, e com a pauta do Plebiscito na agenda pública, é chegado o momento de afinarmos a nossa organização e mobilização em torno deste tema que impacta na vida de todos os brasileiros e brasileiras”, afirma.
Entre os dias 1 e 7 de setembro deste ano, durante o Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, aproximadamente 200 mil sergipanos deram o seu voto em favor da reforma política. Em nível nacional foram quase 8 milhões de votos, demonstrando que esta é uma das principais reivindicações da população brasileira.
Agora, a mobilização dos movimentos sociais, sindicais e populares é pela realização de um Plebiscito Oficial. Nesse sentido, na última semana, os deputados Renato Simões (PT/SP) e Luiza Erundina (PSB/SP) protocolaram na Câmara Federal um Projeto de Decreto Legislativo que convoca um Plebiscito de caráter oficial para decidir sobre a Assembleia Nacional Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.
A Plenária e o Ato Público fazem parte do calendário da Semana Nacional de Luta em defesa do Plebiscito Constituinte, que será marcada por diversas ações e atos em todos os estados do país.