Foto: Robson Di Almeida
Localizada no sertão nordestino,
semiárido baiano, mais precisamente na cidade de Conceição do Coité,
distante 220 km de Salvador, a jovem Orquestra Coiteense – OSA
(Orquestra Santo Antônio), no dia 21 de novembro, embarcará em sua
primeira viagem internacional. O conjunto, que realiza um trabalho
social no município voltado para crianças e adolescentes, levará um
pedaço da cultura do nordeste, através da música de concerto, para um
canto da Europa.
Apesar de não ser possível levar todos o
músicos, o sentimento de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido toma
conta de todos. O grupo que fará a viagem será integrado por 20 pessoas
e os preparativos para a realização do intercâmbio internacional em
parceria com o Conservatório de Música de Lisboa, Portugal, no final do
mês de novembro, estão a todo vapor.
“A oportunidade de se apresentar na
Europa, sem dúvida, é algo que a gente ainda não tinha imaginado” diz a
violoncelista Letícia Ferreira, 16 anos que será uma integrantes da
viagem de dez dias.
Segundo o maestro, responsável pela
condução da Orquestra, Josevaldo Silva, a Orquestra Santo Antônio tem
percorrido um processo de crescimento, classificado por ele como
“bastante positivo”.
“Ela tem se tornado um grande orgulho
para a cidade de Conceição do Coité. Está sem dúvida é mais uma
oportunidade de levar a música produzida aqui em Conceição do Coité, no
semiárido baiano ao mundo”, afirmou.
A aprovação no edital de mobilidade
artística, custeado do projeto de intercâmbio, desenvolvido pela
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, foi bastante comemorado pelos
integrantes da orquestra.
Fonte: Blog da OSA