A Irmandade dos Alcoólicos Anônimos (AA)
completa nesta quarta-feira (10 de junho), 80 anos de fundação no mundo.
Em Camaçari, a entidade funciona na Rua Costa Pinto, ao lado da loja
Insinuante, localizada no Centro e há 33 anos vem ajudando homens e
mulheres a manter a abstinência da ingestão de bebida alcoólica.
A entidade, com caráter voluntário tem como objetivo recuperar vidas através de grupos de apoio nas áreas da saúde, psicologia e psiquiatria. As reuniões que acontecem na sede do AA em Camaçari, contam com a participação de pessoas que anonimamente buscam a determinação que precisam para enfrentar a doença do alcoolismo.
Em comemoração pelos anos de fundação da instituição, ouvimos alguns testemunhos e declaração de pessoas anônimas que por muitos anos participam do grupo em Camaçari. Muitas delas estão em total abstinência do álcool e outras encontram na instituição, esperança e força para se recuperarem do alcoolismo.
“Participo do grupo há 31 anos e desde então não fiz mais o uso de bebida alcoólica. Quando comecei a participar do grupo eu tinha por objetivo "aprender a beber", e lá eu descobri que não existe na prática “aprender a beber”, o que realmente precisa era evitar o fatídico primeiro gole. Aprendi ao longo dos anos, participando de reuniões e compartilhando experiências que a doença não tem cura, mas pode se tornar estacionária. O lema da AA é: Se quer beber o problema é seu, mas se quer parar de beber o problema é nosso”, relata um alcoólico anônimo.
"O desejo de parar de beber me incentivou a
frequentar regularmente o grupo em Camaçari, a fim de que, e com ajuda
de outros anônimos com situações parecida com a minha eu pude controlar a
doença, juntamente com o apoio da minha família que também passou a
frequentar as reuniões do grupo” conta um anônimo que participa
semanalmente.