sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Marina Silva: a terceira via.

marina

Da coluna de hoje do Moacir Pereira
O PSB e seus aliados encontram-se diante de uma situação delicada. Precisam respeitar os funerais de Eduardo Campos, mas estão pressionados pelo prazo da lei eleitoral. A propaganda na TV começa dentro de cinco dias. Os marqueteiros estavam com o planejamento definido em torno da candidatura presidencial. É muito provável que ele continue sendo a figura central. Mas o foco, os textos e as imagens sofrerão mudanças.
A coordenação de Paulo Bauer (PSDB), Joares Ponticelli (PP) e Paulo Bornhausen (PSB) estava com vários programas editados. O publicitário Maurício Cavalcanti já decidiu que haverá alterações. A estreia, na próxima terça-feira, será em homenagem ao presidenciável prematuramente falecido em acidente.
Outro dilema para o PSB está no tempo curto para decisão sobre a nova candidatura presidencial. Pelo que se escuta em Brasília, Pernambuco e Santa Catarina, a solução mais natural será mesmo a da escolha de Marina Silva para substituir Campos.
Catarinenses que conviveram com ele nestes últimos meses registraram, em primeiro lugar, uma fina harmonia e identificação com Marina. Ficou a convicção de que a vice aprendeu muito com o presidenciável, que repetia sempre: “Para mudar o Brasil todo mundo tem que ceder um pouco”. A ambientalista recuou na postura sobre o agronegócio e aprendeu muito com Campos.
Assim, com Marina presidenciável, recupera-se a terceira via.