terça-feira, 26 de agosto de 2014

Candidatos exibem ‘infidelidade partidária’ sem medo de punições

Os candidatos ao governo do estado têm achado natural exibir a ‘infidelidade partidária’ de políticos pelo interior do estado. Nestas eleições, PT, PSB e DEM compartilham fotos em suas páginas nas redes sociais, diariamente, e contabilizam apoios de prefeitos, lideranças e militantes de outras legendas que não compunham suas bases aliadas.

A fidelidade partidária é a obrigação que o político deve ter com o seu partido em seguir as suas deliberações. Porém, com a derrubada do processo de verticalização – quando os partidos adversários nas eleições presidenciais não podem se aliar nos estados – , as alianças se constroem das mais paradoxais possíveis.

Na Bahia, os apoios distintos têm gerado confronto entre os postulantes. Enquanto Rui Costa exibe os apoios do PSB, a legenda socialista rebate. Entretanto, a senadora Lídice da Mata também divulga suas alianças petistas, e mesmo com o PMDB da coligação de Paulo Souto (DEM). O demista também não fica atrás e revela seus novos amparados.

Rui Costa publicou fotos com a prefeita de Itajuípe, Gilka Badaró, do PSB. Lídice exibe lideranças do PT e PMDB. Souto monta exército e divulga apoios de Paramirim, Macaúbas, Caturama, entre outros.

Sem punição da legislação eleitoral, fica a cargo da direção de cada sigla a condenação da deslealdade. Enquanto isso, os candidatos continuam suas tarefas de angariar votos pelo interior, passando por cima das ideologias partidárias, que a cada dia se esvaem na política brasileira.

Proporcional

O mesmo ocorre com os candidatos nas chapas proporcionais. Postulantes à Câmara Federal e Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) não se importam de produzirem placas, faixas, panfletos e santinhos com as mais distintas 'dobradinhas', que mais parecem confissões de infidelidade. O presidente da Alba e governista, Marcelo Nilo (PDT), aparece em convite ao lado de Paulo Souto e Geddel Vieira Lima. O deputado estadual Rogério Andrade (PSD) também não se importou de ligar sua imagem aos opositores.


 Fotos: Reproduçã