quinta-feira, 28 de agosto de 2014

“A verdadeira pesquisa é na urna”, diz Otto sobre Ibope

O candidato ao Senado pela coligação “Pra Bahia Mudar Mais”, Otto Alencar (PSD), não se abalou com os números divulgados na quarta-feira (27) pela pesquisa Ibope. De acordo com o instituto, o pessedista aparece na segunda posição com 17% das intenções de votos. Geddel Vieira Lima (PMDB), da coligação “Unidos pela Bahia”, lidera o certame com 35%.

“Não estou preocupado. Eu estou trabalhando para a pesquisa do dia 05 de outubro. A verdadeira pesquisa é na urna”, garante Otto em tom de descredito ao instituto. “Lembro que em 2010, o Ibope apontava para o Senado, César Borges em primeiro e Walter Pinheiro em terceiro, 24 horas antes da eleição. Ao final, todos nós sabemos o que aconteceu. Walter foi eleito em primeiro com mais de um milhão de votos à frente de Lídice que ficou em segundo. César Borges não foi eleito. Sem argumentos”.

“Dormi muito bem. A pesquisa não tira meu sono. Não tira minha estima. Continuarei defendendo o meu projeto. Por onde passei deixei um bom trabalho e estou preparado para, ao final do jogo, aceitar a derrota ou a vitória. Faz parte”, disse o pessedista na manhã desta quinta-feira (28) para a reportagem do Bocão News.

Ainda sobre o Ibope, ele acredita que a forma como a pesquisa é feita possa explicar os erros registrados nas últimas eleições. “vamos falar de 2006, que foi emblemático. Wagner (governador) aparecia para o Ibope como derrotado e venceu Paulo Souto no primeiro turno. A pesquisa não vai até a zona rural, onde mais de 2 milhões de votos são registrados. É lá onde acontece o desequilíbrio nas urnas”.

A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 59 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.