quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Tanque pega fogo em Madre de Deus e moradores são evacuados



Um tanque de gás refrigerado da Petrobras - Transpetro, que fica na cidade de Madre de Deus, a 152 km de Serrinha, foi atingido por incêndio na manhã desta quarta-feira (23). O fogo foi controlado por meio de ação conjunta do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, equipe interna da empresa e demais empreendimentos vizinhos.

De acordo com a Petrobras, a situação ocorreu por volta das 9h30 e foi identificada como um princípio de incêndio no Parque de GLP Maria Quitéria, no Terminal Aquaviário de Madre de Deus (Temadre), na Bahia. A empresa informou ainda que não houve feridos e as operações do terminal foram imediatamente interrompidas.

De acordo com o comandante do 14º Grupamento de Bombeiros Militares, Tenente Coronel Genilson Santiago Messias, a válvula de alimentação do tanque já foi desligada. O incêndio está sob controle das brigadas de emergência do terminal e do Corpo de Bombeiros e a ação de combate irá continuar até total controle da situação. Ainda não há informações sobre as causas das chamas.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Madre de Deus, a comunidade do Suape, onde fica o Parque Maria Quitéria, foi evacuada, assim como estudantes da escola Antônio Carlos Magalhães (ACM). De acordo com a Petrobras, a medida foi tomada por precaução. A empresa ainda informou que o órgão ambiental responsável já foi comunicado sobre a situação.

Moradores que moram perto do local do incêndio ficaram assustados com as chamas. Tainá Salustiano dos Santos, que reside no bairro Cururupeba, disse que saía de casa quando avistou o fogo no tanque de gás. "Moro aqui do lado, em frente. Quando eu saí, já estava tudo pegando fogo e todo mundo correndo. Todo mundo com medo e filmando. O pessoal na rua estava desesperado. Depois, um rapaz veio avisar que não era para a gente ter medo e que era para todo mundo ficar em casa", disse.

Segundo Tainá, antes do incêndio os moradores da localidade sentiram um forte cheiro de gás. "O gás estava indo e vindo. Uns três ou quatro dias atrás já estávamos sentido um cheiro muito forte de gás e todo mundo reclamando. Esse cheiro de cheiro de gás é comum, mas essa semana foi pior", afirmou.

Incêndio foi controlado ainda no final da manhã desta quarta-feira