sábado, 16 de janeiro de 2016

Tsai Ing-wen é primeira mulher eleita presidente de Taiwan

Candidata independentista promete defender identidade taiuanesa

Tsai Ing-wen
Tsai Ing-wen                               
A independentista Tsai Ing-wen, do Partido Democrático Progressista (DPP), foi eleita neste sábado (16) a primeira mulher presidente de Taiwan. Pouco antes, o candidato do Partido Nacionalista Chinês (Kuomintang), Eric Chu, já havia admitido a derrota. 
Ing-wen recebeu cerca de 60% dos votos, contra 30% de seu adversário. Embora seja uma firme defensora da identidade de Taiwan frente à China, ela prometeu "manter o status quo", se comunicando e evitando provocações com o gigante asiático.
No último mês de novembro, o presidente chinês, Xi Jinping, e seu colega taiuanês, Ma Ying-jeou, do Kuomintang, haviam realizado o primeiro encontro entre chefes de Estado dos dois países desde 1949, quando nacionalistas, fugindo das forças comunistas de Mao Tsé-Tung, fundaram um novo governo na ilha, liderado por Chiang Kai-shek.
Leia mais:
Na prática, Taiwan é independente há décadas, mas Pequim continua a considerar a nação como parte do seu território, tendo já ameaçado reintegrá-la à força em diversas ocasiões. Ying-jeou, que passará o bastão para Ing-wen, está no poder desde 2008 e promoveu diversas melhorias nas relações com a China, principalmente com a assinatura de acordos comerciais, econômicos e financeiros.