segunda-feira, 27 de julho de 2015

Heliópolis: asfalto se desgasta com menos de dois meses de uso

Um antigo problema de mobilidade em Heliópolis - cidade do nordeste baiano, que fica na divisa com o estado de Sergipe, - parecia ter sido resolvido em meados de maio, quando sua principal via, a Avenida Helvécio Pereira de Santana foi asfaltada. Mas, o que era motivo para comemorar não chegou a dois meses de uso sequer. 
 
O Bocão News recebeu várias feitas registradas pelo padre Renato Peixinho, da diocese de Alagoinhas, que visitou a cidade nos últimos dias. As fotos já evidenciam o estado de desgaste da avenida, com a abertura de rachaduras no "asfalto sonrisal" que foi tão pouco aproveitado pela população, assim como a necessidade de uma nova reforma, principalmente por conta das chuvas que têm transformado a via em vários metros de muito lamaçal.     
 
A denúncia foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de Heliópolis, Gilmar Evangelista (PCdoB), que afirmou estar cobrando do Tribunal de Contas do Município (TCM), a documentação que comprove a regularidade da obra. A empresa responsável pela obra é a Braços Fortes, de Euclides da Cunha. 
 
Segundo o edil, em um trecho da obra, a expessura do asfalto é grossa, enquanto há outro trecho com expressura fina. Evangelista afirma ainda que havia questionado o engenheiro da obra, informalmente, a durabilidade do asfalto, e que, segundo esse engenheiro, a massa deveria durar por dez anos. 
 
De acordo com o vereador, o asfalto estava sendo colocado em cima de paralelepípedos, assim como em outro trecho da via que é feita de barro. Por conta do descuido, parte do asfalto estaria "afundando" na via, devido as chuvas, já que a massa esfáltica não teve tempo de solidificar.  
 
O presidente da Câmara ainda relata que pela cidade circulam boatos de que o poder executivo estaria se preparando para pedir a suplementação do orçamento da obra. "Se a obra já foi feita, como irão pedir a suplementação?", questiona Evangelista.   
 
Nossa equipe conseguiu fazer contato com o secretário de obras do município, Raimundo de Jesus Mattos. No entanto, não foi possível pegar o posicionamento do gestor, por conta da má qualidade do ligação.   

 Bocão News