sexta-feira, 31 de julho de 2015

Escola de Confecções capacita mulheres do Minha Casa Minha Vida em Juazeiro

Mais de 120 mulheres, moradoras dos residenciais Praia do Rodeadouro e Morada do Salitre, beneficiárias do Programa Minha Casa Minha Vida – MCMV estão participando das primeiras turmas do curso de corte e costura da segunda Escola de Confecções, localizada no bairro João Paulo II, em Juazeiro.
A aposentada Renilde Ferreira, de 63 anos viu no curso a oportunidade de aprender a costurar e ganhar um dinheiro extra para melhorar a renda familiar. “A vontade de ser costureira é de muitos anos, mas os estudos e a profissão de professora não permitiram. Agora a Prefeitura esta me dando a chance de realizar este sonho, ser uma costureira profissional, por isso só tenho a agradecer”, disse a aposentada.
A segunda Escola de Confecções faz parte do Programa Qualifica Juazeiro, da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS, inaugurada no Centro Comunitário do Residencial Praia do Rodeadouro, no mês de junho. Nesta primeira etapa 200 moradores do MCMV foram beneficiados. Outras turmas da Escola de Confecções, localizada no bairro Nossa Senhora da Penha, já vão concluir o curso no próximo mês.
A instrutora do curso, Eliete Dantas explicou que nos primeiros dias os alunos aprendem a manusear a máquina, como colocar o tecido, fazer a costura reta, até começarem a confeccionar as primeiras peças de roupa. “Esta Escola é um presente para as mulheres dessa comunidade e para mim também, que estou tendo a oportunidade de ensinar tudo que eu sei sobre costura. Serão três meses de muito aprendizado, elas sairão daqui com uma nova profissão, preparadas para o mercado de trabalho”, garantiu Eliete.
A aluna Rosângela dos Santos disse que está satisfeita com o curso. “Apesar de já ter um pouco de experiência com costura, agora vou aperfeiçoar ainda mais o meu conhecimento. Não sabia utilizar estas máquinas industriais, agora vou estar mais qualificada para conseguir um novo emprego ou quem sabe abrir o meu próprio negócio”, finalizou a moradora.
Em visita a Escola de Confecções, nesta quinta-feira (30), a secretária da SEDIS, Lindsai Amaral, a gerente de Diversidade, Luana Rodrigues, a coordenadora do Acessuas Trabalho, Quitéria Lima e Raimundo Nonato, do Instituto Mocidade, Liberdade e Cidadania se reuniram com as alunas e a instrutora para ouvir como está o andamento do curso. “Fico feliz em saber que estão gostando do curso e se esforçando para aprender uma nova profissão. A Prefeitura de Juazeiro está aqui para qualificar e preparar todas vocês para o mercado de trabalho”, ressaltou Lindsai. A secretária informou que as duas Escolas de Confecções estão beneficiando mais de 300 pessoas, e que serão instaladas unidades em outros bairros do município