quinta-feira, 16 de julho de 2015

Gestores querem mais segurança nos municípios

Autoridades municipais e estaduais se reuniram nesta quinta-feira (16/07) no auditório da UPB para debater Municípios e o seu papel na segurança pública. Foi através de uma comissão que a UPB criou um canal de diálogo com a Secretaria de Segurança Pública. No evento foi discutido o tema, definido ações que em breve serão implantadas objetivando a redução da criminalidade nos municípios. Como ações destaques estão a inauguração das novas instalações do posto da PM e do sistema de monitoramento por câmaras, sistema que foi responsável pela redução radical nos casos de roubos no comércio.
O encontro foi considerado satisfatório, uma vez que o poder público municipal e Polícia Militar se demonstraram empenhados em reforçar a segurança pública aos baianos. O vice-presidente da UPB, prefeito de Barra do Choça, Oberdan Rocha reforçou que a luta por cobrar das esferas governamentais responsáveis demais ações que venham complementar o quadro da segurança contínua, apoio à implantação dos Conselhos Municipais de Segurança, que envolve a comunidade e setores da sociedade civil no planejamento municipal para esta área, bem como a interiorização do programa de prevenção do governo do estado, Pacto pela Vida.
 SEGURANÇA03
Representando a diretoria da UPB, no evento o vice-presidente e prefeito de Barra do Choça, Oberdan Rocha disse na abertura: “O secretário Maurício Barbosa foi o primeiro a se reunir conosco, com a diretoria da UPB e o Conselho Consultivo para discutir o que poderíamos fazer juntos para resolver a questão da segurança pública no nosso município. Ao estarmos aqui, discutindo segurança pública podemos refletir que anteriormente nós tínhamos no interior dos nossos municípios, aquela vida pacata, no qual era sinônimo de segurança. Vivíamos em paz. Não existe mais município do interior da Bahia ou do Brasil que não esteja sofrendo com a questão da falta de segurança. E nós prefeitos estamos precisando tomar medidas para levar segurança pública para nossos municípios”.
O presidente da Comissão de Segurança Pública da UPB, prefeito de Araci, Antônio Silva Neto afirmou: “Essa Comissão de Segurança Pública foi formatada pela UPB, assim como as outras comissões para discutirmos aspectos importantes e relevantes e que vêm preocupando os prefeitos, sobretudo a relação que essas prefeituras tem mantido com o estado e com o governo federal. Observamos não só no estado da Bahia, mas no Brasil todo um movimento crescente da violência. Acredito que essa comissão tem a missão hoje de discutir aspectos de extrema importância, como a formação dos conselhos municipais de segurança pública, como a expansão do Proerd, que é um grande programa de educação, relacionada ao combate e uso de drogas. Quero dizer que estamos hoje aqui diante daquelas pessoas nas quais nós depositamos nossa confiança com relação a nossa segurança. Todos temos uma vida para zelar e para cuidar. Vejo a polícia militar como os bons moços e quero continuar vendo dessa maneira, da mesma maneira veja a polícia civil”.
 SEGURANÇA18
“Eu ouvir atentamente as palavras dos nossos prefeitos e fiquei muito entusiasmado com a consciência de que o papel do município com relação a segurança pública precisa ser melhor desenhado, e um desenho que seja cooperativo, não na cooperação que nós estamos vendo, a de somente entregar aos municípios e fazer a parceria no rateio do custeio da segurança pública. A gente sabe muito bem que o que acaba acontecendo nos dias de hoje e sempre foi uma prática existente em nosso estado. Mas queremos muito mais do que isso, queremos fazer com a segurança pública e os desafios dela seja do conhecimento de todos para que todos possam dar as mãos e alcançar os objetivos comuns”, afirmou o Secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa.
Barbosa disse ainda, “tenho infelizmente a notícia de que aqueles dias de paz e tranquilidade no interior do nosso estado e como no Brasil como um todo, esses dias não voltarão. Se nós não nos mobilizarmos e transformarmos a segurança nacional. É importante que tenhamos a consciência de que a segurança pública não evoluiu. Se não elevarmos a segurança pública a um patamar nacional, essa situação ficará pior. Nós estamos tratando com vida, da mesma forma que o nosso sistema de saúde, preservação de vidas humanas”.
Estavam presentes também na abertura do evento o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, o conselheiro Inaldo da Paixão, o comandante geral da PM, coronel PM Anselmo Brandão, comandante do corpo de bombeiros, coronel BM José Nunes Filho, o delegado chefe de Policia Civil, Bernardino Brito, o presidente da UVB, vereador do município de Salvador, Joceval Rodrigues, o conselheiro do TCM, Ronaldo Santana, representando o presidente do TCM, o superintendente regional do Banco do Brasil, Wanger Alencar, o diretor geral do departamento de polícia técnica, Elson Jeffeson Neves, além de prefeito (a)s e municipalistas em geral.
Extraída do site da UPB