sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Secretário de Alckmin diz que segurança em SP 'é boa' e atribui roubos à alta do consumo

O novo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, considera que a situação da segurança no Estado é boa, apesar de os números de homicídios e roubos terem crescido no Estado em novembro de 2014 - último dado disponível. A sensação de insegurança é que subiu, argumenta.
"A segurança é boa, pode melhorar e vai melhorar", afirmou Moraes nesta sexta-feira (2) no Palácio dos Bandeirantes, em sua primeira entrevista após a posse. "A sensação de segurança teve uma piora."
O secretário argumenta que a contradição - sensação de insegurança em alta apesar de a segurança, na sua opinião, ser "boa" - pode estar relacionada ao fato de que o crime que mais aumentou em 2014, o roubo, é mais comum que o homicído, que cresceu menos.
"Por que com esse aumento de roubos houve uma piora na sensação de segurança? Porque o roubo e o latrocínio [roubo seguido de morte] são os crimes que todos podem sofrer", argumentou. "Crimes contra o patrimônio todos podem sofrer, diferentemente de crimes contra a vida. Em razão disso, mesmo aquelas pessoas que não foram roubadas começam a ficar mais apreensivas e isso acaba afetando a sensação de segurança."