quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Confusão durante Ano Novo deixa 36 mortos na China

BBC Brasil
A Prefeitura de Xangai informou que a confusão começou às 23h35 Reprodução/Reutera
Uma confusão durante as comemorações de Ano Novo em Xangai, na China, causou a morte de pelo menos 36 pessoas e feriu outras 47, informou nesta quarta-feira a imprensa estatal do país.
O empurra-empurra ocorreu na praça Chenyi no distrito de Huangpu, segundo a agência de notícias estatal Xinhua. Mas relatos nas mídias sociais afirmaram que o tumulto ocorreu quando dinheiro de brinquedo foi jogado do alto dos prédios para a rua.
A Prefeitura de Xangai informou que a confusão começou às 23h35 (13h35 de Brasília) e que um "grupo de trabalho" foi montado para investigar o incidente.
Muitos dos feridos foram transferidos para o Hospital Geral de Xangai, informou a Xinhua.
Fotos postadas nas redes sociais mostram pessoas receberam os primeiros socorros nas ruas e dezenas de policiais cercando a área onde o incidente aconteceu.
As imagens sugerem que a confusão também teria surgido devido ao grande número de pessoas que se reuniuàs margens do rio Huanpu para a passagem de ano. Cerca de 300 mil pessoas estavam nas ruas, segundo o jornal Shanghai Daily, o que teria levado as autoridades municipais a cancelar a tradicional queima de fogos de fim de ano por causa da superlotação na região conhecida como Bund.
Mais cedo, o departamento de polícia de Xangai informou por meio de sua conta nas redes sociais que alguns "turistas" teriam "caído" do píer, e solicitou às pessoas que deixassem a área calmamente.
Confira mais notícias internacionais