quinta-feira, 8 de outubro de 2015

OS NEGÓCIOS COM O CUBAL GANHAM FÔLEGO APÓS TOUR DA SOCIEDADE CIVIL BENGUELENSE



 


Vamos levar a nossa solidariedade, o nosso saber, a nossa experiência urbana e jogar todos juntos.

Mostrar novamente para o mundo como se faz um campeão. Quem já foi campeão é campeão para sempre.

Palavras do P.S. – Praia e Sol, um movimento da sociedade civil de Benguela que tem Túlio Lopes Cordeiro como presidente e F.J. – Fernando João e Mauro Silva como vice-presidentes.

Adérito Areias, o lado económico do movimento, desta vez concorreu com quatro

toneladas de sal e duas toneladas de peixe, que foram doados ao Hospital Municipal do Cubal, Hospital da Missão, Lar da Terceira Idade, Policia Nacional do Cubal e à população. E ainda, integrados no movimento e identificados com as suas artes, salientam-se os músicos Lázaro Katia,assim como o categorizado pintor de Benguela, Abias Ukuma, que ofereceu uma portentosa pintura à cidade do Cubal.
Desde a nomeação de Lito Guardado, administrador municipal, o Cubal tem sido um dos locais mais atractivos para a sociedade civil de Benguela.

Isso se deve, em grande parte, às expectativas de progresso real sustentadas pelo seu administrador. As recentes construções e reabilitações da barragem do Dungo, o túnel-área de gestão de águas, incluindo a alimentação do rio Cavaco, projectos reais de Isaac dos Anjos, governador provincial de Benguela, podem indicar que esse interesse acontece no lugar e no momento certos. O Cubal tem um verdadeiro oceano sob os seus pés. A presença de água  é considerada essencial para alavancar o progresso e contagiar os munícipios limítrofes.

Justifica-se o grande interesse pelo Cubal.

Cubal tinha a segunda maior economia de Benguela.

Hoje, o Cubal dá sinais de despertar após quase quatro décadas de estagnação.




Todavia, Angola e Benguela em particular enxergam o Cubal como uma plataforma produtiva e exportadora não só de matérias-primas, mas também de produtos acabados. Tem muitos espaços para crescer. Agora, diante de novos argumentos, fundados no chamado “Cubal em Progresso”, uma iniciativa de Lito Guardado, administrador municipal do Cubal, honra sobremaneira o crescimento agrícola e turístico voltados para exportação.

O CUBAL CRESCE A CADA DIA COM A FORÇA QUE VEM DE BENGUELA

O maior desafio de todo país que quer crescer é um dia deixar de sê-lo.

Em uma Angola que não acha caminho para o crescimento, o Cubal é uma das ovelhas desgarradas que encontrou também uma das formulas económicas de sucesso.

No decorrer dos 40 anos, poucas províncias conseguiram ultrapassar a linha que as separa de quaisquer latitudes desenvolvidas.

Em Angola, o Cubal é um dos únicos que já encontrou o seu caminho. A proporção dos munícipes do Cubal que vivem abaixo da linha da pobreza tende a cair, enquanto nas restantes províncias o número de pobres permanece, em média, inalterado. Se mantiver esse ritmo de expectativas de crescimento, o Cubal alcançará renda per-capita similar à de Benguela, Lobito, Lubango e Bié, municípios situados no patamar mais básico das latitudes em crescimento.

No dia 02 de Outubro, a sociedade civil de Benguela, constituída por 50 urbanos, desencadearam um movimento que visou localizar e valorizar as potencialidades turísticas do município do Cubal.