O brasileiro passa mais tempo acessando a internet que usando a
televisão ou ouvindo o rádio, conforme constatou pesquisa encomendada
pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
(Secom). O Ibope ouviu 18.312 pessoas em 848 municípios entre os dias 12
de outubro e 6 de novembro de 2013, para coletar os dados que compõem a
Pesquisa brasileira de mídia 2014 - Hábitos de consumo de mídia pela
população brasileira.

Segundo
o estudo, a média de uso de internet de segunda a sexta-feira é de três
horas e trinta e nove minutos, mais que o tempo dedicado à televisão
(três horas e vinte nove minutos), ao rádio (três horas e sete minutos) e
aos jornais impressos (uma hora e cinco minutos).
A média de uso de internet sobe para três horas e quarenta e três
minutos nos finais de semana, mais que o tempo dedicado à televisão
(três horas e trinta e dois minutos) e ao rádio (três horas). A pesquisa
não informa o tempo dedicado à leitura de jornais impressos nos finais
de semana.
Segundo a sondagem, apesar dos usuários de internet passarem mais tempo
na web do que os usuários de televisão passam assistindo a programas na
telinha, a capilaridade da TV é muito maior que a da internet nos lares
brasileiros: apenas 3% dos entrevistados afirmaram não assistir nunca
televisão. No caso da internet, 53% dos entrevistados afirmaram não ter o
hábito de acessar a rede mundial de computadores.