segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


Nova central da PM deverá atender 1 milhão de habitantes


Com uma abrangência de 17 municípios da região de Feira de Santana, como Amélia Rodrigues, Serrinha e São Gonçalo dos Campos e uma população estimada em 950 mil habitantes a novo Centro Integrado de Comunicação, inaugurado nesta segunda-feira (4), inicia as atividades com a missão de melhorar e dar mais agilidade ao atendimento, diminuindo o índice de insatisfação dos usuários com o serviço 190.

A central, sediada no 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) irá integrar os serviços da Polícia Militar (190), Polícia Civil (197) e Corpo de Bombeiros (193). O capitão da PM Roseilson Cardoso, coordenador do CICOM, disse que a integração entre as forças de segurança públicas possibilitará que o atendimento corresponda com a necessidade da ocorrência, que poderá exigir a presença tanto da PM quanto da Polícia Civil. 

Para o coordenador não há possibilidade de congestionamento de linha. “Alem dos policias que atenderão as chamadas, outras pessoas que prestam serviço serão responsáveis pelo atendimento primário. Nosso sistema de comunicação não é o Tetra, mas se aproxima deste. O que tínhamos antes era um sistema mais rústico, analógico, que dificultava a comunicação entre o centro e as viaturas”, explicou o cap. PM Cardoso.

O coordenador geral da PM na Bahia, o coronel Alfredo Braga Castro, reconheceu que a necessidade de melhorias nos serviços de comunicação da Polícia e destacou que o CICOM conta com equipamentos que dará maior celeridade na prestação do serviço. “As ocorrências serão trazidas para uma mesma estrutura, que vai facilitar as ações das forças de segurança. Reunimos esforços para que tenhamos uma maior comunicação e eficiência”, garantiu.

O governo do estado ainda pretende implantar mais sete centros de comunicação até abril e projeta chegar em 2014 com uma reformulação no sistema de telecomunicações da Polícia. “Vamos ter condições de efetuar o despacho de viaturas da melhor forma possível. Será um grande salto. Antes operávamos no escuro por não saber a localização exata das viaturas e qual poderia atender a ocorrência da melhor forma”, lembrou o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, que acompanhou o governador Jaques Wagner, durante a inauguração.

“Esse não é o primeiro. Há 10 dias inauguramos um em Porto Seguro e cada centro integramos uma região, facilitando o trabalho das polícias, que terá conexão direta entre os municípios limítrofes. A Bahia é um estado grande e precisa de integração para dar agilidade e eficiência”, disse o governador. O investimento no CICOM foi de cerca de R$ 1 milhão. 

O prefeito de Feira, José Ronaldo, que também esteve presente durante a visita do governador, disse que poderá existir união entre a CICOM a Central 156 da Secretaria de Prevenção a Violência (Seprev). “Os técnicos terão que analisar essa questão e se houver possibilidade estamos a disposição para fazer esta parceria”, observou. 

As informações são de Hamurabi Dias do Bom Dia Feira .