sábado, 19 de julho de 2014

Jovem leva 35 pontos após camarote despencar em show de Jammil no TO

Jesana de Jesus Do G1 TO
Letycia miracema 1 (Foto: Wilton Dias/TV Anhanguera)
Letycia dos Santos teve um corte na barriga e levou um 32 pontos (Foto: Wilton Dias/TV Anhanguera)
A estudante Letycia dos Santos, de 23 anos, teve um corte na barriga e precisou levar 35 pontos após um camarote se despencar durante o show da banda Jammil e Uma Noites, no Tocantins, na madrugada deste sábado (19). Ela era uma das 800 pessoas que estavam no bloco Zuera, em Miracema. No município acontece o Miracaxi, uma das maiores micaretas do estado. Além de Letícia, outras 12 pessoas se feriram incluindo o vocalista, Levi Lima.
Letycia disse que estava a cerca de 1 metro do cantor e que a queda foi muito rápida. "Foi em questão de segundos. Quando dei por mim, estávamos todos no chão. Foi um momento de pavor. Nós não esperavávamos que acontecesse". A estudante contou que sentiu que havia se ferido, mas que procurou ajudar as pessoas. "Eu percebi que tinha sido profundo. Acho que o corte pode ter sido provocado por um pedaço de ferro. Mas quando caí minha primeira preocupação foi com as pessoas que estavam lá, se tinham acontecido algo mais grave".
A secretária Eliana Lourenço de Cristo, de 24 anos, também estava no bloco e foi uma das vítimas. "Foi um susto muito grande. Eu caí em pé. Machuquei o pé e a perna. Na hora comecei a gritar por socorro", relatou. Foi a primeira vez de Eliana no Miracaxi. Ela foi levada de ambulância para o hospital, foi antedida e liberada.
Eliana Miracema 2 (Foto: Reprodução)
Eliana Lourenço de Cristo machucou o pé e a perna
após camarote despencar (Foto: Reprodução)
Eliana está em casa, na capital. Ela afirmou que está bem, mas que "não está conseguindo andar direito". Ela acredita que foi um acidente e ficou indignada por não poder aproveitar mais da festa. "Isso pode acontecer. Gostei muito do camarote. Mas fiquei indignada por ter me machucado e não ter tido a oportunidade de ficar mais e aproveitar a festa e a praia da região".
Um dos organizadores do bloco, Tiago Braz Afonso de Oliveira, disse que prestou assistência médica e jurídica às vítimas. "Mandamos um médico e um advogado para acompanhar as vítimas no hospital. E devolvemos o dinheiro de três pessoas que nos solicitaram".
Oliveira argumentou ainda que o camarote comporta mais de 1300 pessoas e tinha 800 no momento do acidente. "O que aconteceu foi que o cantor subiu no camarote e quase todas as pessoas que estavam espalhadas se concentraram no mesmo local".

Liberado pelos bombeiros
Após o acidente, o Corpo de Bombeiros confirmou que o camarote está liberado para receber os foliões na noite deste sábado (19). Segundo o Capitão José Coelho, o motivo do desabamento foi o rompimento da solda na ligação entre as vigas e os pilares devido ao excesso de peso. Ele afirma que a avaliação técnica do peso suportado pela estrutura não é feita pelos bombeiros, e sim pelo arquiteto responsável pela construção.
O capitão disse ainda que na sexta-feira (18), o tamanho do espaço em relação ao número de pessoas esperadas e a qualidade do sistema de combate a incêndio foram testaddos pela corporação. Com base nisso o alvará foi expedido. De acordo com Coelho, a estrutura foi recomposta e reforçada no tablado, e deve receber o público normalmente hoje.