terça-feira, 15 de julho de 2014

Hamas rejeita proposta de cessar-fogo do Egipto, Israel aceita

Hamas rejeita proposta de cessar-fogo do Egipto, Israel aceita


O Hamas rejeitou a proposta apresentada pelo governo do Egipto para um cessar-fogo com Israel, minutos depois de Israel ter aceitado a oferta. Hoje, o número de mortos em Gaza ascende a 189.

Abu Zuhri, um dirigente de topo do Hamas, disse à Associated Press que «essa proposta não é aceitável».
Também as Brigadas Qassam, braço armado do Hamas, rejeitaram a proposta, considerando-a um «plano de submissão», apesar de não a conhecer oficialmente, mas apenas os excertos publicados na imprensa, segundo a Al Jazeera.
O plano do Egipto pedia o fim das hostilidades, seguido por negociações para abrandar o bloqueio na fronteira de Gaza.
O gabinete de segurança israelita, presidido pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, aceitou hoje a proposta de cessar-fogo apresentada pelo Egito, disse um porta-voz do Governo.
«O gabinete decidiu aceitar a iniciativa egípcia para um cessar-fogo a partir das 09:00 (06:00 GMT)», disse Ofir Gendelman, porta-voz do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, no Twitter.
Ao fim de uma semana de ofensiva, o mais recente balanço aponta para 189 mortos e 1.350 feridos, enquanto mais de 17.000 pessoas estão abrigadas em instalações da ONU.
Pelo menos 10 israelitas ficaram feridos por foguetes disparados a partir de Gaza. Nenhuma morte israelita foi registada.
O território está sob bloqueio pelo Egipto e Israel desde que o Hamas invadiu a região, em 2007.