quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Incêndio atinge navio no Porto de Aratu

Incêndio atingiu navio em porto
Um incêndio atingiu um navio no píer de gás do Porto de Aratu em Candeias na noite desta terça-feira (17). O 14º Grupamento de Bombeiros Militares (Madre de Deus) enviou uma equipe ao local.  Segundo informações da Marinha, 2 tripulantes ficaram feridos.
O navio atingido estava carregado de gás propeno e o acidente começou durante o carregamento no porto, quando uma explosão aconteceu. Parte do porto foi interditada. O presidente da Companhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, afirmou que não há riscos de novas explosões, segundo o Jornal Nacional.
Segundo uma moradora da Ilha de Maré, foi possível ver as chamas e a fumaça de lá. Uma forte explosão foi ouvida e logo depois o fogo começou, de acordo com a testemunha, que teme que a fumaça estivesse carregando elementos tóxicos.
Em nota, a Codeba informou que o incêndio no navio Golden Muller foi controlado por volta das 19h, cerca de 1h depois do início do fogo, por equipes do Corpo de Bombeiros e da Marinha. O fogo começou na unidade de reliquefação, que opera a bordo, dentro do navio. A causa aparente foi uma falha no compressor desta unidade durante o carregamento do gás propeno, que estava sendo bombardeado.
O incêndio aconteceu no píer do terminal de operação de gás e líquido, utilizado pela empresa Tequimar, responsável pela operação de carregamento do navio, que é contratado para exportar o propeno produzido pela Braskem.
A área de operação de gás e líquidos do porto foi suspensa, mas a atividade segue normalmente nos terminais de sólidos. O Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), disse em nota que o navio e a área do porto foram evadidos e não há informações de vítimas ou vazamento para o meio ambiente.
Feridos
Em nota, o Comando do 2º Distrito Naval informou que a explosão no navio aconteceu por volta das 17h40 de hoje, quando 15 tripulantes estavam a bordo. Militares da Base Naval de Aratu perceberam a explosão e foram deslocados até o local. Os tripulantes foram resgatados pelo navio "Tenente Boanerges" e receberam cuidados médicos. Dois deles apresentaram ferimentos leves.

O fogo foi combatido pela Brigada de Incêndio do Porto de Aratu, apoiada por seis rebocadores, três deles com canhões d'água. Segundo a Marinha, o incêndio continuava até por volta das 21h30.