Estrutura da ferrovia no sertão do Piauí está abandonada com paralisação da obra (Foto: Patrícia Andrade/G1)
As obras da ferrovia Transnordestina no sertão do Piauí, que já
consumiram R$ 1,075 bilhão e deveriam ter sido entregues em 2010, estão
paralisadas e abandonadas desde setembro de 2013, quando o contrato
entre a concessionária Transnordestina Logística S/A (TLSA) e a
construtora Odebrecht foi rescindido. O valor investido no trecho
piauiense corresponde a mais de dois terços do total de R$ 1,456 bilhão
previsto após um recente financiamento complementar feito pelo governo
federal.O G1 visitou trechos da ferrovia em obras nas cidades de Paulistana e Curral Novo do Piauí e não viu trabalhadores ou máquinas em ação. O nome da empreiteira contratada para o trabalho já não consta mais nas placas.
O orçamento total para a construção nos três estados saltou de R$ 4,5 bilhões, em 2007, para R$ 7,5 bilhões, em 2013. O G1 procurou a Transnordestina Logística S.A. por telefone e e-mails entre os meses de novembro e dezembro do ano passado, mas a empresa não detalha o que já foi feito no trecho com o dinheiro. O Tribunal de Contas da União disse que não encontrou irregularidades até o momento.
A ferrovia começou a ser construída em junho de 2006, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e deveria ter ficado pronta quatro anos depois, ao final do mandato. De acordo com o governo federal, o projeto prevê 2.304 quilômetros de ferrovia, beneficiando 81 municípios – 19 no Piauí, 28 no Ceará e 34 em Pernambuco.