terça-feira, 25 de junho de 2013

Biografia de Silvio Santos



Sílvio Santos é apresentador de TV, empresário e dono do grupo Silvio Santos, que engloba O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), Jequiti Cosméticos e a Liderança Capitalização (Tele Sena). Nascido no dia 12 de dezembro de 1930, na Lapa, Rio de Janeiro, seu nome verdadeiro é Senor Abravanel.
Aos 18 anos, Silvio Santos serviu ao Exército e ingressou no grupo de paraquedistas em 1948. Nas forças armadas, ele era conhecido como soldado Abravanel; foto de 1948
O patrimônio de Sílvio Santos está avaliado em R$ 6 bilhões, entretanto, nem sempre foi assim. O comunicador nasceu em uma família humilde e ainda muito jovem precisou trabalhar como camelô.
Graças ao potencial de sua voz durante as vendas nas ruas do Rio de Janeiro, Sílvio foi convidado para participar de um teste na Rádio Guanabara. Sua atuação como radialista durou apenas um mês, já que ele preferiu continuar trabalhando como camelô por causa do retorno financeiro.
Serviu ao exército aos 18 anos e depois voltou a ser locutor de rádio em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Sempre inovador, Silvio decidiu usar um auto-falante para anunciar seus produtos durante o percurso das barcas.

Aos 18 anos, Silvio Santos serviu ao Exército e ingressou no grupo de paraquedistas em 1948. Nas forças armadas, ele era conhecido como soldado Abravanel; foto de 1948

Tempos depois, Sílvio mudou-se para São Paulo, onde trabalhou como apresentador de espetáculos e em caravana de artistas. Seu jeito de agir e sua voz deram origem ao apelido "Peru que fala". Antes de entrar para a televisão, ele formou-se no curso técnico de contabilidade. Em 1962, estreou na TV Paulista com o programa "Vamos Brincar de Forca". Sílvio passou a ter um programa dominical no ano de 1964.
A visão empreendedora de Sílvio Santos o fez adquirir a empresa Baú da Felicidade, famosa na época por vender baús de Natal com vários tipos de presentes para crianças. Depois de um tempo, o negócio focou na venda de carnês e sorteios.
Sílvio Santos passou pela Rede Globo, pela Rede Tupi e Rede Record. Entretanto, foi no SBT que a carreira se consolidou ainda mais e ele se tornou um dos mais influentes nomes da comunicação brasileira, principalmente por causa do sucesso do "Programa Sílvio Santos", um dos mais populares da TV.
Nas eleições presidenciais de 1989, Sílvio Santos se candidatou, mas foi impugnado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele é casado com Íris Abravanel e tem seis filhas: Cíntia e Silvia, adotadas no primeiro casamento, e Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata, fruto da relação com Íris.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2011, Sílvio Santos é apontado como uma das personalidades mais admiradas do país, na frente de outros nomes importantes como o ex-presidente Lula, Bill Gates e Angelina Jolie.