quinta-feira, 4 de julho de 2013

China cria lei que obriga filhos adultos a visitar os pais



Uma lei que entrou em vigor nesta segunda-feira na China pune com cadeia os filhos que não visitarem os pais idosos.As novas regras da Lei do Direto dos Idosos foram criadas para tentar amenizar o crescente problema do isolamento de idosos no país.

A lei determina cuidados mínimos de adultos para com seus pais, como "nunca renegar ou ignorar as pessoas mais velhas" e zelar por suas "necessidades espirituais".
O regulamento, entretanto, tem sido ridicularizado por milhares de chineses na internet. Muitas pessoas questionam a praticidade da lei, já que o texto regulatório não especifica detalhadamente a frequência com que os pais devem ser visitados.

"Aqueles que vivem mais longe dos pais devem visitá-los mais frequentemente", diz um trecho da lei considerado "evasivo" por internautas chineses.

No entanto, muitos veem a lei como uma inciativa positiva.
Para Zhang Yan Feng, advogado da empresa de consultoria jurídica King & Capital, de Pequim, as regras serviriam para levar uma "mensagem educacional" ao público, enquanto, por outro lado, a lei poderia criar precedentes para processos contra os filhos.