O orgulho foi uma das áreas onde Deus mais tratou na minha vida. Alias, é ainda uma das áreas onde Ele tem tratado com muita firmeza! O orgulho é algo que está enraizado em nossa natureza carnal, humana, e que precisa ser subjugado a cada dia. A Bíblia diz que: “Deus resiste aos soberbos [orgulhosos], mas dá graça aos humildes” (Tg 4.6) e que “Diante da honra vai a humildade” (Pv 11.33). Jesus também nos ensinou a sermos “humildes de coração” como Ele foi e é (Mt 11-29).
Uma das áreas mais difíceis para mim desde que fui chamada para missões, foi levantar sócios ministeriais (mantenedores pessoais para o meu ministério). Eu sempre tive dificuldades em pedir as coisas paras as pessoas, pois sempre fui muito independente, gostava de mostrar que não dependia de ninguém e que não precisava de ninguém. Não entendia que a matemática de Deus é usar gente na vida de gente. Então, quando Deus me chamou para missões, eu comecei a entender que para eu estar indo para o campo, alguém precisava estar segurando as cordas, me ajudando e apoiando tanto na área da intercessão quanto na área financeira. Confesso que até hoje, esta é a área de maior dificuldade para mim e que dia a dia, tento enfrentar e vencer em nome de Jesus!
Eu me lembro que um dia um antigo sócio, no dia da minha despedida do Brasil (eu ainda era solteira, nessa época), me disse: “Se você fosse missionária na África, eu até ajudaria você, mas como vai para a Europa, sei que lá não precisará de mim”. Eu confesso, que à partir daquele dia ainda mais dificuldades eu tinha para levantar parceiros ministeriais.
Mas um dia, eu estava orando e Deus me falou que a raíz do problema, de toda essa insegurança, era o orgulho. Deus me mostrou que minha aparente “vergonha e timidez” em pedir era fruto do orgulho, ainda intrínseco em meu ser. E desde então, Ele tem tratado em minha vida nesta área.
Hoje, algo interessante aconteceu. Eu estava aqui na Conferência Anual da Gateway, nos Estados Unidos e uma pessoa veio e me disse: “Olha, aqui no centro da cidade, tem uma loja de 2ª mão, que tem muita coisa velha, mas também tem muitas coisas boas. É tudo muito barato e está tudo a 75% de desconto. Mas corre lá porque é só hoje!”. Mais uma vez, meu orgulho tentou falar mais alto, pois pensei que talvez as pessoas pensassem que só porque sou missionária eu não teria condições de comprar roupas novas em boas lojas. Mas novamente Deus falou comigo que este pensamento era fruto do orgulho que ainda tenta lutar contra a humildade dEle em mim. Porque eu não poderia ir mais uma vez (porque já comprei outras vezes) numa loja de 2ª mão e exercer uma boa mordomia dos meus recursos financeiros?
Fui! Quando lá cheguei a loja estava literalmente lotada de esposas de pastores e de colegas de ministério! Uau, era mesmo um paraíso de coisas de 2ª mão! Eu e meu esposo fizemos a festa! Compramos coisas muito boas para nós, mas a surpresa maior foi na hora de pagar a conta, com os descontos e mais algum milagre, nossa conta deu exactamente $2,81 dólares (1,50€). Realmente valeu a pena mais uma vez, subjugar o orgulho para ser abençoada!
Não sei porque postei isto aqui, talvez alguém precise desta palavra hoje… Fiquei tão feliz com minhas compras que resolvi compartilhar…
Shalom!