segunda-feira, 15 de outubro de 2012

UM DENTE NOVO FEITO SOBE ENCOMENDA EM MENOS DE UMA HORA




Eu estava mastigando um pedaço de bife em um sábado à noite no mês passado quando uma restauração antiga quebrou. De repente, junto com o bife, havia pedaços de amálgama cinza e fragmentos de dente na minha boca. Eu senti o buraco com a minha língua – parecia tão grande quanto uma cratera.
Meu dentista confirmou mais tarde que eu já tinha um grande buraco em um molar, grande demais para uma restauração. Mas o dentista disse que se eu pudesse aguardar uma hora ele poderia fazer uma coroa e colocá-la, ali mesmo.
Uma hora? As coroas – aquelas tampas em forma de dente que se encaixam sobre os mesmos – não deveriam exigir pelo menos duas visitas? Primeiro, o dentista anestesia a área e perfura o dente, criando um local para a coroa. Em seguida, ele faz um molde do dente para enviar a um laboratório. O buraco no dente é coberto com uma restauração temporária enquanto você espera a sua coroa.
Ela chega ao consultório do dentista duas ou três semanas depois. Você retorna para outra consulta. O dentista anestesia a área, remove a restauração temporária e cola a coroa no lugar.
Agora, a nova tecnologia produziu uma maneira mais eficaz. Meu dentista passou a ser um dos cerca de 10 por cento que utilizam CAD / CAM (sigla em inglês de "design computadorizado/manufatura computadorizada") para criar uma coroa enquanto o paciente aguarda. O resultado é uma coroa de cerâmica, que pode ser colada no local. Tudo fica pronto em menos de uma hora após o momento em que você senta na cadeira do dentista.
Talvez você pense que os dentistas estão presos à tecnologia da idade das trevas, acenando com o alicate e tagarelando sobre flúor. Na verdade, a profissão tem abraçado silenciosamente a tecnologia sofisticada, e eu tive a sorte de topar com um excelente exemplo.
O processo começa da mesma maneira que antigamente: a área é anestesiada e o dentista passa a broca no dente para moldá-lo para a coroa. Mas, em vez de fazer uma impressão do dente, o dentista utiliza uma pequena câmera para criar uma imagem tridimensional do dente perfurado. Um programa de computador a usa para construir uma imagem de como o dente ficará com a coroa no lugar. Eu podia vê-lo na tela do computador – um dente que parecia exatamente com o meu quando eu saí do consultório do