segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Câncer de mama: como fazer o autoexame dos seios?



O câncer de mama é um dos tipos da doença que mais afeta as mulheres em todo o mundo. Pensando nisso, foi criada a campanha "Outubro Rosa", a fim de alertar sobre a prevenção do câncer de mama.

O que é o "Outubro Rosa"? A campanha "Outubro Rosa" foi criada nos Estados Unidos e aprovada no congresso local como o mês da conscientização sobre o câncer de mama. A campanha acabou se espalhando pelo mundo. Ela tem como objetivo alertar e incentivar o diagnóstico precoce para que, assim, maiores sejam as chances de cura da doença.

Como fazer o autoexame das mamas? Uma das formas de indentificar qualquer situação estranha e, inclusive, facilitar o diagnóstico de câncer de mama, é através de um autoexame simples, que pode ser feito em casa.

1. Comece ficando em pé, em frente ao espelho, e observando o bico, a superfície e o contorno das mamas.

2. Depois, levante os braços e observe se, com o movimento, aparecem mudanças no contorno e na superfície das mamas.

3. Com a mão oposta ao seio (por exemplo, mão direita no seio esquerdo), realize movimentos circulares suaves, pressionando com a ponta dos dedos.

4. Comprima os mamilos da base à ponta na busca de alguma secreção. Secreções, principalmente com sangue, merecem avaliação médica.

5. Apalpe também as axilas em busca de nódulos ou anormalidades. Em caso de dor ou não, procure atendimento.

Senti um nódulo nos seios e agora? Caso sinta alguma anormalidade ou nódulo nos seios, procure atendimento médico o mais rápido possível. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores as chances de se curar da doença.

Exames para identificar o câncer de mama Entretanto, caso nenhuma normalidade seja sensível ao toque, ainda assim é necessária a realização de exames anuais com o acompanhamento de um médico ginecologista – como a mamografia. Os nódulos, quando no começo, podem não ser perceptíveis no autoexame e, por isso, não é possível descartar a prevenção clínica.