quarta-feira, 30 de setembro de 2015

16˚BPM de Serrinha lança Operação Ronda Rural

O 16º Batalhão da Policia Militar de Serrinha – 16°BPM, iniciou no fim de semana, 26 a 28), a Operação Ronda Rural no município de Serrinha. A mesma operação já acontece nos municípios de Araci e Conceição do Coité, e tem sido fundamental para atender aos anseios da comunidade do campo.

A iniciativa tem por objetivo proporcionar maior segurança à população e aumentar o número de abordagens e apreensões de armas, drogas e veículos produto de roubo/furto, reduzindo com isso os números de delitos.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da PM, a receptividade tem surpreendido os policiais que tem interagido com os moradores, os quais tem expressado sua satisfação com a presença das viaturas em seus povoados.Um dos grandes reclames diz respeito a poluição sonora causada por veículos automotores e descargas de motos nos  fins de semana.

Com a Operação Rural, o número de abordagens a veículos, bares e pessoas tem aumentado em grande proporção nos locais onde já acontecem, com resultados positivos. Vários povoados foram contemplados durante o fim de semana na cidade de Serrinha por duas viaturas nas ações e já aponta para resultados satisfatórios.

As ações serão repetidas sempre nos fins de semana e contemplarão todos os povoados.

Fonte: Calila Notícias, com informações do 16º BPM.

10% aprovam e 69% reprovam governo Dilma, diz Ibope

Pesquisa Ibope de aprovação do governo Dilma Rousseff encomendada pela CNI (Foto: Editoria de Arte / G1)
G1 – Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (30) mostra os seguintes percentuais de avaliação dos eleitores ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT):
– Ótimo/bom: 10%
– Regular: 21%
– Ruim/péssimo: 69%
– Não sabe: 1%
Os percentuais divulgados nesta quarta mostram que a avaliação do governo Dilma ficou estável em comparação com o levantamento anterior, divulgado em julho deste ano, oscilando dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Na ocasião, o Ibope havia apontado que 9% aprovavam o governo (consideravam “ótimo” ou “bom”); 68% dos entrevistados avaliavam a administração Dilma como “ruim” ou “péssima”; e 21% consideravam a gestão “regular”. A rejeição anterior ao governo Dilma (68%) era a maior já registrada pela série histórica das pesquisas Ibope desde a redemocratização. Conforme o Ibope, o percentual de pessoas que consideram a gestão da petista “ruim ou péssimo” ficou dentro da margem de erro.
Desta vez, o Ibope identificou que 14% dos entrevistados aprovam a maneira de governar da presidente. Porém, aponta a pesquisa, 82% desaprovam e 3% não souberam ou não responderam. Ainda de acordo com o levantamento divulgado nesta quarta-feira, 20% dos entrevistados confiam em Dilma e 77% não confiam.
O levantamento divulgado nesta quarta, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 18 e 21 de setembro e ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios. O nível de confiança da pesquisa, segundo a CNI, é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. De acordo com os coordenadores do levantamento CNI/Ibope, a soma dos percentuais pode não igualar 100% em decorrência do arredondamento dos índices.

DIVULGAÇÃO: Via Legal desta semana exibe reportagem sobre tráfico de pessoas

DIVULGAÇÃO: Via Legal desta semana exibe reportagem sobre tráfico de pessoas
O programa Via Legal desta semana traz reportagem produzida pela equipe do TRF da 1ª Região sobre a situação de vítimas do tráfico internacional de pessoas. O julgamento de processos que envolvem esse crime é uma das prioridades da Justiça Federal para os próximos cinco anos. A reportagem mostra que, além de dar atenção especial a esses casos, os tribunais regionais federais em todo País têm como meta julgar de forma mais célere as ações relacionadas ao trabalho escravo.
O Via Legal, uma parceria entre o CJF e TRFs, é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de em outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também à programação pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf: TV Justiça: 30 de setembro, às 21h30; 02 de outubro, às 11h30 e 04 de outubro, às 22h30; TV Cultura: 04 de outubro, às 5h30; TV Brasil: 04 de outubro, às 6h.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Líder da Oposição diz que país rejeita modelo PT de governar


Líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Sandro Régis (DEM)
O líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Sandro Régis (DEM), fez duras críticas ao modelo petista de governar e à forma como a presidente Dilma Rousseff vem conduzindo a crise econômica, durante sessão plenária na manhã desta quarta-feira, 30.Num tom de profundo desabafo, o democrata advertiu aos parlamentares sobre a responsabilidade que cada político com mandato conferido pelo povo tem diante da sociedade. “Não é só Brasília. Os 63 deputados desta Casa estão sendo fiscalizados e têm grande responsabilidade com o que está acontecendo no país”, alertou, frisando que enquanto o dólar sobe a ao patamar impensável de mais de R$4,00, implicando em mais desemprego, inflação, fechamento de empresas e endividamento da população, o governo petista da presidente Dilma continua a administrar o país e a crise com ações puramente políticas, utilizando a máquina pública como moeda de troca. “Esse não é um momento de escambo, mas de escutar as ruas”, disse o deputado, reforçando que o país não comunga com esse tipo de manobra e irá cobrar dos políticos que se rendem a trocas pessoais e legitimam um projeto nocivo para o Brasil. Sandro Régis disse que tem conversado com o segmento empresarial e tem acompanhado de perto o desespero de pessoas que produzem, pagam impostos, geram empregos e fazem a diferença no país, ao ver seus sonhos e patrimônio construídos com suor e esforço ruírem, por conta da má condução econômica do governo federal. “Estamos pagando caro pelas ações inconsequentes, irracionais e sequência de erros produzidos pela modelo petista de governar”, insistiu, lembrando que além de não mostrar capacidade de estancar a crise e resgatar a economia, o governo começa a cortar, sem um mínimo de discernimento, programas sociais utilizados durante a campanha presidencial de forma eleitoreira. ” O próximo Orçamento do governo federal não disponibiliza um único real para as farmácias populares”, exemplificou Régis, finalizando o duro discurso lançando um desafio aos parlamentares aliados do governo: ” Eu aqui desafio os deputados aliados que sobem à tribuna desta Casa para defender o governo, fazerem exatamente o mesmo num shopping center . numa mesa de bar, com os amigos. O desafio é saber qual deputado da base tem a coragem de defender o PT pra sociedade”, lançou.

PJe: Seção Judiciária de Roraima começa a utilizar Processo Judicial Eletrônico nesta quinta-feira

A partir das 11h (horário de Brasília) desta quinta-feira, dia 1º de outubro, o Processo Judicial Eletrônico passará a ser utilizado na Seção Judiciária de Roraima, abrangendo as classes processuais mandados de segurança cíveis (individuais e coletivos) e ações monitórias. A solenidade de instalação do PJe na Justiça Federal do estado aconteceu na última segunda-feira, dia 28, sob a presidência do desembargador federal Cândido Ribeiro. Em virtude da implantação, a partir das 10h (horário de Brasília) do mesmo dia, o sistema e-Proc estará bloqueado para petições iniciais dessas classes destinadas à seccional de Roraima, assim como para petições incidentais destinadas a processos que tramitem no PJe, devendo essas petições iniciais e incidentais serem protocoladas diretamente no PJe (http://pje.trf1.jus.br/).

As petições incidentais destinadas a processos eletrônicos que não tramitam no PJe poderão continuar sendo protocoladas por meio do sistema e-Proc.

Conforme previsto na Portaria Presi 210, de 18 de maio de 2015, e na Portaria Presi 340, de 3 de setembro de 2015, no ano de 2015 o PJe será implantado, ainda, nas Seções do Maranhão (SJMA), do Acre (SJAC), de Rondônia (SJRO) e do Amapá (SJAP). Em janeiro de 2016, o sistema está previsto para entrar em funcionamento na Seção Judiciária do Amazonas (SJAM).
 
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Bebê que nasceu sem parte do cérebro desafia ciência e comemora 1 ano; veja fotos

Jaxon Buell, de apenas um ano, já nasceu contrariando expectativas. É que o pequeno americano, que aprende a dar os seus primeiros passos, nasceu sem parte do cérebro. Ele sofre de uma severa má-formação no órgão que não tem cura. 
Bebê que nasceu sem parte do cérebro desafia ciência e comemora 1 ano(Foto: Reprodução/Facebook)
A doença foi descoberta durante a gravidez, durante um exame do pré-natal. "Com 17 semanas de gravidez, fizemos um ultrassom e percebemos que alguma coisa ia mal quando o técnico que fazia o exame ficou muito quieto”, disse ao Daily Mail pai do pequeno Jaxon, Brandon Buell, 30 anos. 
Mesmo tristes com a notícia, o casal decidiu levar a gravidez em frente. "Estava realizando o sonho de ter um filho e de repente descubro que meu filho poderia nascer morto", relembrou a mãe do menino, Brittany, 27 anos. "Quem somos nós para decidir? Nós recebemos um filho, recebemos uma chance e temos que ser a voz dele", disse Brandon. 
Mesmo ouvindo que filho não iria sobreviver, pais do pequeno Jaxon optaram por levar gravidez à frente
(Foto: Reprodução/Facebook)
A expectativa era de que Jaxon não sobrevivesse por muito tempo, se ao menos nascesse vivo, mas o menino contraria estatísticas e comemorou recentemente o seu primeiro ano de vida. Colegas de trabalho de Brandon criaram uma página arrecadando fundos para ajudar o casal a pagar pelos cuidados que o menino precisa receber.  
"Tem sido muito positivo porque, a todo lugar a que vamos, alguém nos para e nos pergunta sobre a nossa história. Muitos o reconhecem pelo apelido, “Jack Strong” [Forte Jack]. Impactamos muita gente”, avaliou a mãe do garotinho.
A doença foi descoberta durante a gravidez, durante um exame do pré-natal, e não tem cura
(Foto: Reprodução/Facebook)

Serrinha: Câmara abre concurso com 7 vagas; salários chegam a R$ 4mil




A Câmara Municipal de Serrinha está com inscrições abertas para concurso que vai selecionar profissionais com níveis Fundamental, Médio e Superior.

Existem vagas para Controlador Interno (1 vaga), Procurador Parlamentar (1 vaga), Digitador de Microcomputador (1 vaga), Escriturário (1 vaga), Motorista (1 vaga) e Agente de Segurança (2 vagas).

Os salários variam de R$ 788,00 a R$ 4.000,00, para atuar em jornadas semanais de 40 horas.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 11 de outubro de 2015, pelo site da empresa organizadora www.multydeias.com.br. As taxas de inscrição são de R$ 50,00, R$ 60,00 e R$ 100,00, dependendo do nível de escolaridade do candidato.

Os candidatos vão realizar provas objetivas, mas os locais e datas ainda não foram definidos. O concurso tem validade de dois anos e pode ser prorrogado pelo mesmo período.

Acesse o edital de abertura disponível aqui.

Mulher acusada de chamar funcionário de macaco na Barra é policial civil

A mulher acusada de chamar os funcionários de uma loja no Shopping Barra de macacos foi identificada como a policial civil Núzia Santos de Aquino, 49 anos. Ela é investigadora e estava em licença-prêmio, aguardando a aposentadoria, segundo informações da assessoria da Polícia Civil.
Núzia está na corporação há 15 anos e tem um histórico de afastamentos por problemas psicológicos, segundo a polícia. Ela não tem filhos e a Corregedoria está tentando encontrar familiares para entender o que pode ter acontecido. Além do inquérito policial, será aberto um procedimento administrativo disciplinar para investigar o caso. 
De acordo com a polícia, após ser levada para a Central de Flagrantes, Núzia foi encaminhada para a Corregedoria da Polícia Civil, onde permanece detida na manhã desta quarta-feira (30) . Nesta manhã, ela apresentou sinais de que está deprimida, e chegou a afirmar que queria se matar. A policial disse ainda que é acompanhada por um psiquiatra. 
Policial civil se escondeu dentro de loja após clientes se revoltarem com atitudes (Foto: Angeluci Figueiredo)
ADVERTISEMENT
Injúria
Núzia é acusada de ter xingado um vendedor da Fast Shop e, depois, e ofendido de maneira racista um segurança do shopping. A situação indignou funcionários e clientes, que cercaram a mulher na noite desta terça-feira (29). 
A policial foi enquadrada no crime de injúria racial, previsto no Código Penal que pode levar de dois a cinco anos de prisão. Segundo a presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial da OAB-Ba, Dandara Pinho, o crime acontece quando acontece a ofensa à honra de uma pessoa de forma individualizada. “É um crime individualizada, que pode prescrever, e aquele que cometeu o crime pode pagar fiança”, explica. Além disso, depende da representação da vítima para que seja aberto um inquérito. 
Já o crime de racismo, previsto na Constituição, e é caracterizado quando acontece contra um grupo de pessoas. “É um ato discriminatório de racismo, da região, para um grupo determinado de pessoas”, detalha. O crime é inafiançável e  não tem como pagar fiança. É publica, independente da representação da vítima. A pena é de três a cinco anos de reclusão. 
Uma das vítimas, que foi agredida pela policial, afirmou que aguarda que as investigações esclareçam se Núzia tem realmente problemas psicológicos. "Em alguns momentos ela demonstrava serenidade, depois tinha alguns surtos. Mas acho que é preciso que se investigue a fundo isso", disse. 
Multidão
A confusão foi parar na loja de roupas Gregory, onde a mulher entrou logo depois. Segundo uma funcionária do local, a loja precisou fechar as portas para garantir a segurança de todos. "Estava uma confusão, as pessoas tumultuando", afirmou. Ela disse não saber o que aconteceu. "Ela entrou olhando as araras normalmente, como uma cliente que entra para comprar, sem pressa. Depois, só vi a polícia já aqui na frente, a confusão".
A mulher entrou na Fast Shop já nervosa, procurando por um microondas, segundo funcionários do local. Ela foi atendida por um vendedor negro e ao ser informada que o modelo que ela queria não tinha na loja, agrediu o funcionário, chamando-o de "macaco" e dizendo que ele parecia um "motorista de traficante". Outro vendedor se aproximou pedindo para ela se acalmar e também foi xingado, além de ter levado um tapa nas costas e ter a camisa puxada. 
Um segurança do shopping foi até ela, que deixou a loja, e também foi chamado de macaco - nesse momento, a mulher gesticulou imitando o animal. Na altura do "Mariposa", ela questionou porque estava sendo seguida já que não estava "roubando nada". Ela seguiu e entrou na loja Gregory, onde foi depois detida pela PM. Dentro da loja, ela chegou a simular um desmaio para evitar a prisão. Ela saiu do shopping aos gritos de “racista, racista”.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

João Stédile e Agassiz Almeida acusam oligarquias nos 90 anos de Elizabeth Texeira.


INSTITUCIONAL: TRF1 abre canal de comunicação para beneficiários do Pro-Social

A Administração do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, atendendo à solicitação de servidores, promoveu a abertura de um canal de comunicação entre os beneficiários e os representantes do Programa de Assistência aos Magistrados e Servidores do TRF1 (Pro-Social). Desse modo, os interessados em se comunicar com esses representantes, devem fazê-lo por intermédio do e-mail: lista.prosocial.representantes@trf1.jus.br. Mais informações sobre o Conselho Deliberativo estão disponíveis na hotpage do Pro-Social, no Portal do TRF1.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Detento morre depois de ser espancado no Conjunto Penal de Feira de Santana

O presidiário Edson Santos Nepomuceno morreu nesta segunda-feira (28) no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) vítima de espancamento no Conjunto Penal de Feira de Santana. De acordo com informações do livro de ocorrências do hospital, ele foi agredido por internos do Pavilhão 11, durante o banho de sol.

A agressão aconteceu no dia 16 deste mês e ficou internado no HGCA, mas não resistiu aos traumas. Uma sindicância será feita pela direção do presídio para apurar o ocorrido e o crime será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para ser necropsiado.

Blog Central de Polícia, com informações de Carlos Valadares (Jornal Transamérica).

Dois suspeitos de assaltos a bancos morrem durante operação policial em Feira de Santana

Dois homens suspeitos de assaltos a banco morreram e quatro foram presos durante operação conjunta das Polícias Rodoviária Federal e Militar na BR-101, em Feira de Santana. Segundo informações da polícia, a ação ocorreu na madrugada desta terça-feira (29) após abordagem a três veículos suspeitos na altura do Km-172, no distrito de Humildes.
De acordo com a polícia, os criminosos reagiram a abordagem, o que ocasionou perseguição policial e troca de tiros. Um dos veículos: um Siena branco, com placa fria OZP-7401, onde estava parte dos suspeitos capotou  próximo à Fazenda Canaã, em Humildes, sentido ao município de Cruz das Almas. Após o confronto, dois criminosos foram atingidos e levados para o hospital municipal de São Gonçalo dos Campos, mas não resistiram e outros dois foram socorridos para o Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana. Outro veículo: um Versa prata, de placa NZV-6610, licença de Muritiba, que foi tomado de assalto de um aposentado, capotou adiante e próximo a São Gonçalo.
Dois homens feridos foram levados para o Hospital Municipal de São Gonçalo dos Campos, mas não resistiram. Um dos mortos foi identificado como Tadson Neves Santana. Já os presos foram identificados como Michael Nascimento Medeiros, 27 anos, Masal Matheus Souza, 37, Cléber de Souza Costa, 24, e Bradine dos Santos Silva, moradores de Salvador. Não há informação se as mortes foram causadas durante o tiroteio ou pelos capotamentos.
A operação teve a participação de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado/Litoral Norte da Polícia Militar (CIPE). Foram apreendidas duas espingardas calibres 12, duas pistolas: uma calibre 9 mm e outra 380, munições de vários calibres, explosivo para estourar caixas eletrônicos e papelotes de cocaína.
Os presos e o material apreendido foram apresentados no Complexo Policial do Sobradinho. A polícia continua com diligências para localizar o sétimo integrante do grupo que conseguiu fugir durante a perseguição.

Blog Central de Polícia, com informações de Marcos Valentim e Sotero Filho e fotos do Boca de Zero Nove.

DECISÃO: Benefício da suspensão condicional do processo pode ser revogado mesmo após o período da prova

Crédito: Imagem da webDECISÃO: Benefício da suspensão condicional do processo pode ser revogado mesmo após o período da prova
O Supremo Tribunal Federal (STF) consolidou entendimento no sentido de que inexiste óbice ao julgador decidir pela revogação do benefício da suspensão condicional do processo, mesmo após o período de prova, desde que por fatos ocorridos antes de seu término. Como no caso em questão o réu veio a ser processado por outros crimes no curso da suspensão do processo, a 3ª Turma do TRF da 1ª Região reformou sentença do Juízo Federal da 2ª Vara da Seção Judiciária do Estado do Amazonas, que declarou extinta a punibilidade do réu por haver expirado o prazo de prova sem revogação do benefício.

Consta dos autos que no dia 8 de abril de 2010 o réu, utilizando-se de celular de sua propriedade, ameaçou causar mal injusto e grave ao então superintendente regional do Trabalho no Amazonas por não concordar com algumas medidas administrativas. Em uma dessas ligações telefônicas, foi ouvido estampido de arma de fogo. Além disso, o assessor da vítima teve seu veículo furtado e, após recuperação, foi encontrado no inteiro do automóvel bilhete ameaçador.

O Ministério Público Federal (MPF) propôs a suspensão condicional do processo na hipótese de o réu preencher os requisitos legais. A proposta, pelo prazo de três anos, foi aceita pelo réu. No entanto, este não teria cumprido integralmente as condições impostas para a suspensão condicional do processo, o que motivou o MPF a requerer a revogação do benefício.

Em primeira instância, o Juízo a quo declarou extinta a punibilidade do réu por haver expirado o prazo de prova sem revogação do benefício. Em suas razões recursais, o MPF sustenta que há notícias concretas nos autos de que o réu não cumpriu integralmente as condições impostas, pois durante o período de prova passou a responder por dois outros processos criminais.

O Colegiado concordou com os argumentos apresentados pelo órgão ministerial. Em seu voto, o relator, desembargador federal Ney Bello, ressaltou que “o simples decurso do período de prova do sursis não autoriza a extinção da punibilidade do réu, havendo a necessidade de comprovação do cumprimento dos requisitos estabelecidos quando da suspensão condicional do processo”.

O magistrado ainda destacou que a matéria está pacificada no âmbito dos tribunais superiores no sentido de que o benefício em questão poderá ser revogado, mesmo após o período da prova, quando se verificar que o réu não cumpriu as obrigações fixadas, como no presente caso, em que foi ele processado por outros delitos no curso do prazo de suspensão do processo.

A decisão foi unânime.

Processo nº 0012741-27.2011.4.01.3200/AM
Data do julgamento: 25/8/2015
Data de publicação: 1/9/2015

Homem fica gravemente ferido após explosão de cilindro de gás em Serrinha




A explosão de um cilindro de gás deixou um homem gravemente ferido no fim da manhã desta terça-feira, 29, no centro de Serrinha. O registro foi enviado por um leitor do Portal Cleriston Silva – PCS - pelo aplicativo whatsapp.

Segundo informações, a vítima estaria trabalhando em uma oficina mecânica localizada na Rua Bernardo da Silva, próximo a Madeireira de Totonho, quando o equipamento explodiu.

Os estilhaços do cilindro atingiram a perna direita da vítima, que foi socorrida e encaminhada para o Hospital Municipal de Serrinha. As causas do acidente são desconhecidas.

Explosão ocorreu em uma oficina mecânica na Rua Bernardo da Silva

Dilma demite ministro da Saúde por telefone

Agência Estado
Arthur Chioro afirmou que, qualquer pessoa que ficar à frente da pasta enfrentará, no próximo ano, uma situação difícil Wilson Dias/02.04.2015/Agência Brasil
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, foi demitido nesta terça-feira (29) por telefone, pela presidente Dilma Rousseff. A conversa, que ocorreu pela manhã, foi telegráfica. A presidente apenas informou ao ministro que precisava do cargo.

Em entrevista dada ao jornal O Estado de S.Paulo na segunda (28) Chioro havia afirmado que, qualquer pessoa que ficar à frente da pasta enfrentará, no próximo ano, uma situação difícil caso a proposta de Orçamento seja aprovada no Congresso da maneira que foi enviada.
De acordo com ele, os recursos reservados para a área de média e alta complexidade pagam as despesas somente até setembro. O cargo de Chioro deverá ser ocupado por um integrante do PMDB. A mudança é um arranjo para o governo obter maior apoio no Congresso.
Leia mais notícias de Brasil no R7

Menos de 12 horas depois de desembarcar em Brasília, Dilma já teve um primeiro encontro com seu vice, Michel Temer, na manhã desta terça-feira (29). Os dois tiveram uma rápida reunião no Palácio do Planalto para conversar sobre a reforma ministerial.

Para superar o impasse com o PMDB, a presidente sinalizou que estaria disposta a dar sete ministérios à sigla. Até agora, ela trabalhava com o número de seis pastas. Assim, ficaria mais fácil atender à demanda dos deputados peemedebistas, que exigem comandar dois ministérios, além da bancada do partido no Senado e do grupo do vice.
Deputado do PMDB da Paraíba já é tratado como ministro na Câmara

No encontro, Dilma garantiu a Temer que quer prestigiar todas as alas do PMDB na reforma e disse que foi aconselhada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros aliados a ampliar o espaço da legenda no governo.

Segundo auxiliares de Temer, ele saiu convencido de que a presidente está disposta a resolver o problema com o PMDB e a contemplar todo o partido na reforma ministerial.

Foragido da Justiça por homicídio é preso com arma em Serrinha




Marcos Cruz de Menezes, de 26 anos, mais conhecido como “Marcola”, foi preso na noite desta segunda-feira, 28, por porte ilegal de arma de fogo. A arma foi encontrada com o suspeito na Rua Oriente, no bairro do Mutirão, em Serrinha, após denúncia anônima. Durante a abordagem, os PMs da 1ª CIA/Cidade Nova encontraram um revólver calibre 38 com cinco munições intactas.

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Polícia Militar, certidão do banco de dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP/BA) aponta que Marcola é suspeito de ter cometido um homicídio no ano de 2012. Contra ele havia um mandado de prisão expedido em junho de 2013 pela Vara Crime da Comarca de Salvador, conforme cópia do documento abaixo.

O suspeito foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e segue detido na carceragem da 15ª Coorpin, aguardando transferência para a capital baiana. Com esta arma, somaram-se cinco armas apreendidas em pouco menos de 48h na cidade.

Cópia do mandado de prisão contra Marcola

PM apreende garoto de 9 anos furtando em Feira de Santana; ele alegou que é obrigado pelo pai

Policiais militares da 65ª Companhia Independente (CIPM) apreenderam um garoto de 9 anos acusado de praticar pequenos furtos,  na rua Andarai, bairro Jardim Cruzeiro, em Feira de Santana. Segundo informações do sargento Costa, que comandada a guarnição, a criança aproveitava o descuido de pedestres e roubava celulares e outros objetos.

Flagrado pelos policiais após furtar um celular, o garoto alegou que era obrigado pelo pai a cometer os furtos, inclusive sofrendo ameaças caso desobedecesse. Ele contou ainda que tem mãe e irmãos, mas vive sozinho com o pai no bairro de São Caetano, em Salvador.

De acordo com a polícia, o pai identificado como Sinésio Conceição Brito tirou a criança da escola e a obrigou a cometer os furtos na capital e em cidades do interior e na manhã desta segunda-feira (28) vieram para Feira de Santana. Após perceber que o filho tinha sido apreendido, o pai fugiu com a chegada da polícia.
O sargento lamentou a atitude do pai com o filho e informou que a polícia está no encalço dele a partir das características passadas pela criança. “Ele contou que o pai o obriga a roubar e é castigo quando se nega, inclusive há uma corte de facão na mão do menino”, declarou o policial.

A criança foi apresentada no Complexo de Delegacias do Sobradinho e será encaminhada ao Conselho Tutelar, que deverá entrar em contato com algum parente em Salvador. A PM continua com diligências para tentar localizar o pai.

Blog Central de Polícia, com informações de Marcos Valentim.

Coite: Adolescente de 16 anos é morto a tiros na frente da casa da namorada



Um adolescente de 16 anos foi assassinado no início da noite desta segunda-feira, 28, em Conceição do Coité, cidade que fica a 35 quilômetros de Serrinha. De acordo com a Polícia Civil, o motivo do assassinato e o autor são desconhecidos. O crime ocorreu por volta das 19h20, na Rua Dionísio Pinto, no bairro dos Barreiros.

Segundo informações do registro policial, Daniel Almeida de Jesus chegava na casa da namorada em uma moto Honda Pop quando o suspeito surgiu de um terreno baldio e efetuou um disparo. O adolescente foi atingido no peito esquerdo e morreu no local. Conforme a polícia, logo após o crime, o suspeito fugiu.

Uma equipe policial fez buscas na área do crime, mas nenhum suspeito foi encontrado. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil da cidade.

Este é o terceiro homicídio registrado na cidade em menos de 24 horas. Por volta das 20h de domingo (27), Victor Ferreira Mota, de 15, e Moacir Silva Santiago, de 18, mais conhecido como 'Aluado', foram mortos dentro de uma residência, na Avenida Senhora Santana, no bairro da Pampulha. A polícia segue investigando os crimes. As informações e foto são do site CN.

Vítima chegava na casa da namorada quando foi baleado
Atirador surgiu de um terreno baldio e ainda não foi identificado

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Ex-prefeita de Araci é denunciada por não prestar contas de verbas federais




A ex-prefeita da cidade de Araci, Maria Edneide Torres Silva Pinho (Nenca), foi denunciada à Justiça por deixar de prestar contas de cerca de R$ 648 mil de recursos do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), do ano de 2012, segundo o Ministério Público Federal (MPF) de Feira de Santana.

A denúncia e a ação civil foram propostas no dia 15 de setembro, porém informadas nesta segunda-feira (28). O caso é acompanhado pelo procurador da República Samir Cabus Nachef Júnior, que fica em Feira de Santana.

De acordo com o MPF, o inquérito civil instaurado para apurar a suspeita detectou que a cidade recebeu R$ 648,147 mil da verba federal para aplicação na execução de serviços e programas socioassistenciais no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Contudo, o MPF informou que a ex-prefeita não prestou contas dos recursos recebidos e também não justificou a omissão até o fim do exercício, que ocorreu em 2012.

Com isso, o MPF defende que a ex-prefeita incorreu em ato de improbidade administrativa e em crime de responsabilidade pela não prestação de contas. Com isso, a Procuradoria pede que a ex-gestora seja condenada por crime de responsabilidade, ficando sujeita à pena de detenção de três meses a três anos.

No caso da improbidade, o MPF pede que sejam aplicadas sanções que incluem ressarcimento integral do dano, perda da função pública (se houver), suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o poder público e dele receber benefícios.

SJMA: Seção Judiciária do Maranhão inicia Juizado Especial Federal Itinerante em Barra do Corda/MA

Foi realizada entre os dias 14 e 20 de setembro, em Barra do Corda, município localizado a cerca de 350 quilômetros de São Luís/MA, mais uma edição do Juizado Especial Federal Itinerante. Durante essa semana, foram protocolados mais de 8 mil processos, a grande maioria de pedidos de concessão de benefícios previdenciários. No JEF, as causas não podem ultrapassar o valor de 60 salários mínimos.
Essa primeira etapa, chamada de atermação, que é o recebimento das petições, teve a participação do coordenador do Juizado Especial Federal da Seção Judiciária do Maranhão (SJMA), juiz federal Márcio Sá Araújo, de doze servidores, sendo onze da SJMA e um da Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG), além da representante da COJEF, Sandra Maria Alves Borges Costa. Também participaram dez peritos médicos e dois representantes da Defensoria Pública. Entre os dias 7 e 18 de dezembro será realizada a etapa das audiências.
Fonte: Secos/SJMA

Homem mata irmão após briga por controle remoto de TV em Utinga




Michael (à esquerda) matou Alex Sandro a facadas
Um homem matou o próprio irmão durante uma discussão dentro da casa em que os dois moravam, no município de Utinga, na região da Chapada Diamantina, a 318 km de Serrinha, na noite deste domingo (28). De acordo com informações da Polícia Militar, o crime aconteceu depois que os dois discutiram para mudar o canal da televisão.

A vítima, identificada como Alex Sandro Moreira da Silva, foi esfaqueada pelo irmão no pescoço. Ele chegou a ser socorrido por testemunhas para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho da unidade médica.

O irmão dele, identificado como Michael Jackson Moreira da Silva foi preso em flagrante minutos depois do crime. Segundo a PM, o agressor, identificado como Michael Jackson Moreira da Silva, estava aparentemente embriagado e foi preso em flagrante minutos depois do crime.

Ele não ofereceu resistência à prisão e se mostrou arrependido. Michael segue preso na Delegacia de Utinga.

Vítima foi atacada com faca no pescoço e não resistiu aos ferimentos

DECISÃO: Empresa locadora de veículos não pode ser responsabilizada por condutas ilícitas praticadas pelo locatário

Crédito: Imagem da webDECISÃO: Empresa locadora de veículos não pode ser responsabilizada por condutas ilícitas praticadas pelo locatário
Por unanimidade, a 6ª Turma do TRF da 1ª Região confirmou sentença, do Juízo Federa da 1ª Vara e JEF Adjunto da Subseção Judiciária de Pouso Alegre, que condenou a União a pagar ao autor da ação R$ 30 mil de indenização por destinação indevida do veículo apreendido. Na ação, a parte autora, uma empresa de locação de veículos, objetivava a anulação de Auto de Infração e de Termo de Apreensão e Guarda relativo a veículo locado a terceiro, utilizado para o transporte de mercadorias provenientes do Paraguai.

Em suas alegações recursais, a União sustenta que a legislação em vigor não exige a demonstração do envolvimento do proprietário do veículo na prática de ato ilícito para a aplicação da pena de perdimento do bem. “O Regulamento Aduaneiro não condiciona a aplicação da pena à comprovação de intenção do proprietário em lesar o fisco ou proporcionalidade entre o bem e a mercadoria ilicitamente introduzida no País”, salientou.

O Colegiado rejeitou os argumentos da parte apelante. “No caso presente, a documentação acostada aos autos demonstra que a autora locou o veículo em questão, como parte de suas atividades comerciais, não podendo ser responsabilizada pelo ilícito cometido pelo locatório ou seus prepostos”, explicou o relator, desembargador federal Kassio Nunes Marques, em seu voto.

O magistrado também destacou que “não demonstrado o envolvimento da autora, proprietária, no ilícito praticado, mostra-se descabida a aplicação da pena de perdimento do veículo”. E acrescentou: “Restou evidenciada, na hipótese, a inadequação da citação por meio de edital porque era possível a citação pessoal, resultando em prejuízo à regular defesa da autora, razão pela qual se impõe o reconhecimento da nulidade do processo administrativo que determina o perdimento de veículo utilizado no transporte irregular de mercadorias”.

Processo nº 0000193-12.2013.4.01.3810/MG
Data do julgamento: 31/8/2015
Data de publicação: 11/9/2015

JC

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Grupo Volkswagen nomeia Matthias Müller, da Porsche, seu novo presidente

O novo presidente executivo da Volkswagen, Matthias Mueller, na sede da empresa, em Wolfsburg

A montadora alemã Volkswagen nomeou nesta sexta-feira Matthias Muller, então presidente da Porsche, como novo diretor-executivo. Ele terá que enfrentar o escândalo da fraude de seus motores a diesel para que parecessem menos poluentes.
Muller, de 62 anos, assumirá o cargo imediatamente, em substituição a Martin Winterkorn, que renunciou há dois dias, comunicou o diretor da junta supervisora, Berthold Huber, na sede da companhia em Wolfsburg.
Huber classificou nesta sexta-feira o caso de “desastre moral e político”. “Digo claramente que as manipulações dos testes de emissões são um desastre moral e político para o grupo”, completou Huber em uma breve coletiva de imprensa.
“Um pequeno grupo de pessoas causou um enorme prejuízo à Volkswagen”, disse Bernd Osterloh, que representa os trabalhadores no Conselho.
Fonte: MSN Notícias
O novo presidente executivo da Volkswagen, Matthias Mueller, na sede da empresa, em Wolfsburg

Operação da PM em Serrinha termina com dois mortos e três presos




Caíque e Luciano morreram na troca de tiros
Duas pessoas morreram e três foram presas após troca de tiros com policiais do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Serrinha. De acordo com a Central de Operações do 16º BPM, o confronto aconteceu neste domingo (27), por volta das 7h.

Ainda segundo o BPM, policiais foram acionados para atender uma ocorrência envolvendo suspeitos armados no bairro da Santa. Ao chegar no local, foram surpreendidos por tiros deflagrados em direção à viatura. Em seguida, os suspeitos fugiram para uma região de matagal.

Segundo a polícia, após seguir os suspeitos houve um confronto e, posteriormente, se constatou que dois homens haviam sidos alvejados.

Ivone, Edson e Rosemary foram presos
Os suspeitos baleados foram levados pelos próprios policiais para o Hospital Municipal, mas não resistiram. Eles foram identificados como Caíque dos Santos Lima, 17 anos, conhecido como "Calango", e Luciano Silva dos Santos, 22.

Após o fim do confronto, Ivone Santiago dos Santos, 21, fugitivo da delegacia de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, e Edson Silva Filho, 28, foram localizados na casa de Rosemary dos Santos, 31, na Rua São Paulo, no mesmo bairro.

Com o grupo, foram encontrados quatro revólveres, sendo um de calibre 44, dois de calibre 32 e outro de calibre 38. Além das armas, a polícia apreendeu cinquenta trouxinhas de maconha e vários papelotes de cocaína.

Suspeitos portavam quatro revólveres, segundo a polícia
Drogas também foram apreendidas na ação

domingo, 27 de setembro de 2015

Locutor é morto em Conceição do Jacuípe



Um comunicador foi morto a tiros na zona rural de Conceição do Jacuípe, Portal do Sertão, a 96 km de Serrinha, neste sábado (26). O locutor Adailton Brito dos Santos, de 35 anos, estava em um bar quando dois homens, a bordo de uma moto, chegaram ao local e atiraram contra a vítima.

Segundo o Jacuípe Notícias, uma pessoa foi ferida na perna durante os disparos. Adailton dos Santos chegou a fugir do estabelecimento, mas foi perseguido pelos suspeitos a 200 metros do bar, dentro de um matagal. Ainda segundo o site local, os criminosos fugiram do local do crime por uma estrada vicinal que dá acesso à BR 101.

A vítima era conhecida na cidade, com participações em eventos como cavalgadas, vaquejadas e ações políticas e festivas. Adailton trabalhava também como vendedor em uma loja de materiais de construção.

Locutor estava em um bar quando dois homens chegaram ao local e atiraram contra ele

Cidade Nova: Paroquia Bom Pastor realiza evento em pro de suas obras.


Já quê durante a semana, todos trabalham e nos domingos e feriados o bairro, não oferece nada para.Seus moradores , e tendo algo na praça tipo, brincadeiras para criançada , show de talentos ou outras , brincadeiras já chamava atenção dos visitantes, e dos nossos vizinhos de bairros . Torso para quê , alguém aqui do bairro, tenha o bom senso e faça , alguma coisa para tirar o bairro dessa .Marasmo mesmo, quê esse alguém faça algo, pensando em votos para , as próximas eleições, até por quê ninguém faz nada sem querer  algo em troca.    


                                                                            Fotoreportagem Nem Silva