domingo, 31 de agosto de 2014

'Chorava escondido para pacientes não verem', diz médica brasileira em Gaza



Credito: Liliana Andrade
Liliana esteve em Gaza em 2012 e retornou à região no início do mês
Há dois anos, a médica brasileira Liliana Mesquita Andrade esteve na Faixa de Gaza e cuidou de várias crianças. Desta vez, durante o conflito mais violento entre Israel e Palestina nos últimos anos, foram poucas.
"Infelizmente, as crianças são a parte mais frágil da guerra. Já chegavam mortas ou quase mortas", conta a anestesista, de 39 anos.
Pacientes cobertos por poeira, pessoas morando no hospital por medo de voltar para casa e trabalhar com o barulho de bombas são imagens que marcaram a experiência da médica no conflito - que somou 50 dias de combate e deixou mais de 2,2 mil mortos.
"Na primeira noite no hospital ouvi explosões, senti as coisas tremerem", afirmou à BBC Brasil por telefone, da Faixa de Gaza, onde está desde o dia 7 de agosto.
"Você tem que chorar escondido, porque os pacientes não podem ver que está com medo. Comecei a rezar e pedir que as coisas se acalmassem."
Mas, em meio ao conflito, Liliana teve um reencontro emocionante: passou uma tarde com um menino de 4 anos que havia atendido em 2012, quando a criança foi atingida por bombas. "Nunca achei que fosse revê-lo. É muito gratificante, não tem dinheiro no mundo que pague."
Leia abaixo trechos da entrevista:
BBC Brasil - Foram 50 dias de combate e o conflito mais violento desde 2007. O que mais te marcou?
Liliana Mesquita Andrade - A coisa que mais me impressionou não foi a questão propriamente médica, mas ver milhares de pessoas morando no hospital porque o consideravam um lugar mais seguro. Na época que cheguei aqui tinha 2 mil pessoas no hospital, mas não pacientes. Eram pessoas morando nas instalações do hospital, no estacionamento, no jardim, nas escadas.
Também vi muitas crianças que haviam perdido toda a família e outras extremamente feridas, lesões muito diferentes. Por exemplo, recebi uma menina com uma fratura no fêmur na raiz da coxa devido às explosões. A energia necessária pra gerar uma fratura daquela é uma coisa extremamente rara, só mesmo num contexto muito violento.
Essa criança chegou no hospital suja, completamente suja daquela poeira cinzenta de desmoronamento que tem aqui, no Iraque, na Síria. Eles chegavam ou com poeira cinza ou com poeira negra, de fuligem, queimadura. Você não tem tempo nem para perguntar o que houve: tem que agir rápido, porque o tempo que perde conversando pode custar a vida do paciente.
BBC Brasil - Você sentiu medo?
Andrade - Por mais que você venha em um misto de coragem, desprendimento, amor ao próximo e amor à medicina, você tem medo também. Na primeira noite no hospital ouvi explosões, senti as coisas tremerem. Tive que chorar sozinha, porque você não pode demonstrar que está com medo, principalmente para o paciente. Você começa a rezar e pedir para que o cessar-fogo chegue e que as coisas se acalmem.
Crédito: Liliana Andrade
Crianças são parte mais frágil de conflito, diz médica
BBC Brasil - Como você se protegia?
Andrade - O que era recomendado era que ficássemos sempre juntos e dentro do hospital. O centro cirúrgico é um lugar muito fechado, não tem janela, e a gente está tão concentrado na gravidade do paciente que às vezes nem ouvia as explosões.
Na casa tinha um quarto de segurança, com uma localização mais central. Quando tinha bomba a gente ia para lá e ficávamos todos juntos.
BBC Brasil - O bloqueio afetava seu trabalho e sua vida?
Andrade - Claro que no auge da guerra pode ter ficado mais difícil, mas não a nível de prejudicar o atendimento. Nem sempre as condições eram 100%, mas tinha o suficiente para dar para o paciente.
Só a nossa locomoção ficava prejudicada. Tinha que sair todo mundo junto e voltar junto, sempre num carro identificado pelo MSF, sem ser blindado. Era proibido sair da casa, o tempo todo era casa-hospital, hospital-casa.
BBC Brasil - Como foi a decisão de ir para a Faixa de Gaza em meio ao conflito?
Andrade - Foi a decisão mais difícil que tive que tomar. Eu ia para o Afeganistão, é minha 8ª missão no MSF, mas me pediram para trocar e acabei vindo pela segunda vez para a Faixa de Gaza. Estou nas férias, tenho trabalho no Brasil, mas me programo todo ano pra vir.
Minha família estava extremamente preocupada. Minha irmã pediu pra eu não vir porque já perdemos nossos pais e nosso irmão caçula. Não foi fácil. Mas eu sou muito católica e acho que Deus acaba sempre protegendo todo mundo que faz esse tipo de trabalho.
Estudei pra aliviar o sofrimento, como anestesista. Não importa onde você esteja, você tem que ajudar. Independentemente se é aqui, no Brasil, no Iêmem, no Paquistão, você tem que ajudar.
BBC Brasil - Reencontrou alguém que já tinha conhecido em Gaza?
Liliana Mesquita Andrade - Reencontrei uma criança que há dois anos tinha sido vítima de um explosão e tinha queimaduras no rosto, na mão, nos braços. Tratei dela em um projeto de cirurgia plástica reconstrutora. A cada dois ou três dias precisava de anestesia e eu tinha muito contato com ele. No meu último dia ele, que não falava uma palavra de inglês, olhou pra mim e falou I love you, Lili.
Anestesista trabalha no maior hospital de Gaza
Credito: Liliana Andrade
Quando cheguei aqui a primeira coisa que perguntei foi sobre ele. Me falaram que continuava fazendo tratamento, ele ainda tem muitas queimaduras. E ele veio me visitar. Foi a maior surpresa. Comecei a chorar e ele ficou todo envergonhado. Ele lembrava de mim, veio direto no meu colo. O pai disse que ele se recusa a fazer novas cirurgias, porque já sofreu muito, e a família está muito preocupada.
Dei lápis de cera pra ele, brincamos. Essa foi a única tarde em que realmente tive férias. Ao final, perguntei: "Still love me?" E ele falou "I love you" outra vez. É muito gratificante, não tem dinheiro no mundo que pague isso.
BBC Brasil - Como foi a reação ao cessar-fogo?
Andrade - Estávamos todos muito ansiosos pelo cessar-fogo e eu chorei muito, fico até emocionada de falar com você. Parecia final de Copa do Mundo. A alegria deles foi igual à final de Copa no Brasil.
BBC Brasil - Falando em Brasil, é possível fazer alguma comparação entre a situação de Gaza e a do Rio, que muitos consideram uma "guerra urbana"?
Andrade - Ao mesmo tempo em que estava tendo bombas aqui, minha irmã saiu do trabalho um dia no Rio, foi pegar minha sobrinha numa rua em que havia uma favela próxima e estava fechada. Haviam colocado fogo num ônibus, ninguém podia passar. Brinquei com ela: quem está mais em risco, você no Rio, por causa dos traficantes, ou eu na Faixa de Gaza?
BBC Brasil - Você voltaria para a Faixa de Gaza?
Andrade - Com certeza.

Homem agride mulher e recebe vários golpes de facão na zona rural .



Um homem não identificado recebeu vários golpes de facão após agredir uma mulher na localidade conhecida como Gentil, Zona Rural de Amargosa, no Sul da Bahia.

De acordo com informações obtidas pela equipe do AmargosaNews e confirmadas pela Polícia Militar e Civil, por volta das 14h de sexta-feira (29), um mulher identificada como Vilma foi agredida por um indivíduo após uma discussão. O marido de Vilma, identificado como Gilson, presenciou a discussão e partiu para cima da vítima, desfindo diversos golpes de facão.

A vítima não identificada foi transferida em estado grave para o Hospital Regional em Santo Antônio de Jesus.

Putin quer discutir soberania do leste da Ucrânia; UE dá 'ultimato' à Rússia



Ucrânia (Reuters)
Tropas ucranianas têm sofrido derrotas com o avanço de rebeldes separatistas
O presidente russo, Vladimir Putin, pediu conversas para discutir "soberania" para o leste da Ucrânia, informou a imprensa local, após a União Europeia ter dado a Moscou um ultimato para reverter suas ações na Ucrânia ou enfrentar novas sanções.
Putin disse que a questão de soberania precisa ser discutida para garantir que os interesses da população local "sejam definitivamente apoiados". Segundo ele, é impossível prever o fim da crise.
"Isso depende muito da vontade política das atuais autoridades ucranianas", disse Putin, citado pela agência de notícias russa Itar Tass.
"A Rússia não pode ficar de fora quando pessoas estão sendo alvejadas quase à queima roupa", disse.
Os comentários de Putin ocorreram após a UE ter dado um prazo de uma semana à Rússia para reverter suas ações no país vizinho.
O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, disse que o bloco estava trabalhando com urgência em novas medidas contra a Rússia, mas não detalhou quais áreas seriam atingidas pelas restrições adicionais.
"Todos estão conscientes que temos que agir rapidamente", disse ele, após reunião do bloco europeu em Bruxelas. As propostas deverão estar prontas em uma semana.
A medida foi apoiada pelos Estados Unidos. A UE e os EUA já impuseram congelamentos de bens e restrições de viagens a várias autoridades russas e líderes separatistas no leste da Ucrânia.
As sanções ocidentais também atingem empréstimos a bancos estatais russos e bloqueiam exportações de tecnologia na área da defesa e de produtos derivados do petróleo à Rússia.
Putin repudiou as ameaças da UE, acusando o bloco de "apoiar um golpe de Estado" na Ucrânia.
O Ocidente alega que tropas russas invadiram o território ucraniano para dar apoio e armamento a separatistas que atuam no país. Moscou nega estar ajudando os rebeldes, e acusa forças ucranianas de usarem força e atingirem civis deliberadamente.
Ucrânia (AP)
Confrontos na Ucrânia foram iniciados em abril e já mataram mais de 2.600 pessoas

Forças rebeldes (AP)
Rebeldes pró-Rússia dizem que a ofensiva deles irá continuar
Ucrânia (AFP)
A Ucrânia alega que a Rússia envia armamento a separatistas que atuam no leste
Cerca de 2.600 pessoas já morreram no conflito, iniciado em abril após a anexação pela Rússia da península da Crimeia, no sul da Ucrânia, em março.
O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, disse que seu país estava "perto de um ponto sem volta - uma guerra total" com a Rússia.

Tropas cercadas

Rebeldes pró-Rússia têm avançado contra tropas da Ucrânia nos últimos dias nas regições de Donetsk e Luhansk, no leste.
O porta-voz militar ucraniano Andriy Lysenko disse no sábado que tanques russos atacaram a cidade de Novosvitlivk, perto de Luhansk, e "destruíram praticamente todas as casas". Tropas do governo foram ordenadas a se retirar de Novosvitlivk, disse.
Soldados ucranianos também tentam deixar Ilovaisk, na região de Donetsk, cercada por rebeldes. Relatos dizem que diversos soldados foram mortos em ataques de separatistas.
O líder rebelde Alexander Zakharchenko disse a uma rádio russa que uma nova ofensiva está sendo planejada para criar um corredor entre Donetsk e Luhansk.
No sudeste da Ucrânia, pessoas estão abandonando a cidade portuária de Mariupol, após rebeldes terem capturado Novoazovsk.
Autoridades ocidentais e ucranianas dizem que essa ofensiva tem recebido grande apoio de tropas russas, abrindo uma nova frente. Rússia nega a acusação.
A imprensa russa informou no domingo que 10 paraquedistas russos voltaram para casa em troca de 63 soldados ucranianos capturados e detidos pela Rússia.
Mas como a situação chegou a este ponto? Veja algumas perguntas e respostas sobre a crise na Ucrânia.

sábado, 30 de agosto de 2014

Funcionário da Yamana Gold unidade de Jacobina é assassinado quando voltava de um ‘baba’


A polícia ainda não sabe quem foi, nem o que motivou o crime.
Um homem identificado  como Edson Lima Reis ,ou Dison, foi morto a tiros no bairro do Mundo Novo no inicio da noite desta sexta-feira,29, em Jacobina. Segundo populares o crime teria sido cometido por volta das 18 horas por dois homens encapuzados que estavam em um carro de dados não anotados. A vítima foi  abordada na esquina das rua  Chico Mendes e Jovino Felix da Rocha por dois elementos encapuzados que efetuaram vários tiros contra Dison, que morreu na hora.
Segundo informações de amigos da vítima,a mesma trabalhava há cerca de um ano na mineradora Yamana Gold. Populares relataram que ele estava voltando de um baba no campo dos sem teto quando o cime aconteceu. Uma outra pessoa que estava na companhia de Dison conseguiu fugir.
O corpo de Edson foi encaminhado ao IML da 16ª COORPIN para realização de perícia. O crime está sendo investigado pela equipe do delegado Damião Lacerda, plantonista desta sexta.
As informações são do Abahia Acontece

Paulo Souto disse em Araci que vai concluir obra que Wagner abandonou

29_08_14_Paulo souto_Araci_foto Valter Pontes_Coperphoto1

“Ao contrário do governo do PT, eu cumpro o que prometo, por isso que, se eleito, vou concluir a segunda parte do sistema de abastecimento Araci Norte”, garantiu o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, ao lado do vice, Joaci Góes, do postulante ao Senado, Geddel Vieira Lima, do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, e do candidato a deputado estadual, Alex Lima, em comício na cidade de Araci, na noite desta sexta-feira (29).
A chapa de oposição chegou ao evento político acompanhado pela ex-prefeita Nenca (PSD), em caminhada que atraiu um grande número de aracienses. “Paulo Souto fez muito por nossa cidade e região. E vai fazer muito mais, ao contrário desse que está aí, que é só promessa”, disse Nenca, forte liderança regional, que deixou a base governista, e aderiu à candidatura de Paulo Souto.
29_08_14_Paulo souto_Araci_foto Valter Pontes_Coperphoto6

“Nas propagandas eles fazem tudo, mas, na realidade, abandonaram o semiárido. Não construíram uma barragem em oito anos”, afirmou Souto. Presente em grande número ao evento, a população da cidade reclamava da desfeita do governador Jaques Wagner, que prometeu fazer e não concluiu a adutora do sistema Araci Norte, que levaria água para região.
O candidato a governador, Paulo Souto, se comprometeu ainda a melhorar os serviços públicos essenciais à vida das pessoas, dando um basta ao caos na saúde, trazendo tranquilidade aos baianos, com uma política eficiente de segurança pública, e elevando a qualidade da educação, que se tornou uma das piores do Brasil depois que o PT assumiu o governo da Bahia.
Fonte: Assessoria

PEDRA BRANCA - MÃE ENTRA EM DESESPERO AO PRESENCIAR FILHO PRESO ÀS FERRAGENS DE CARRO DURANTE ACIDENTE

Quem trafegava na tarde desta sexta-feira, 28, pela BR-226 que liga Pedra Branca ao distrito de Mineirolândia se deparou com cenas de aflição, uma mãe em estado de choque às margens da rodovia em virtude de um acidente com um Fiat Mile, onde seu filho ainda estava preso as ferragens.
O veiculo que seguia sentido cidade/distrito com três ocupantes, desceu a ribanceira e capotou. O motorista e a senhora conseguiram sair, sendo que, o jovem ficou preso em baixo do carro, após várias tentativas foi retirado das ferragens com ajuda de populares que passava no local. O motorista Antonio Nildo Costa Neto, Maria Vanuza, 43 anos e o jovem Antonio Luan Felix, 21, ficou bastante ensanguentado. As vítimas foram socorridas pelo prefeito Pedro Paraibano que passava no local no instante do acidente ao Hospital Municipal São Sebastião de Pedra Branca. O jovem sofreu escoriações nos braços, pernas, um corte na cabeça e, permanece em observação na unidade hospitalar sem maiores riscos. A senhora Maria Vanuza relator que tinha acabado de comprar o automóvel em uma concessionária da cidade. *Redação do portal Revista Central com informações do Portal de Noticias CE. Fonte;Revista Central

ALFINETADAS E AGRESSÕES! Veja as melhores frases dos candidatos no debate da Band Bahia

Debate-Band-2
“Quem é o pior? O PT ou o DEM? O senhor dorme tranquilamente à noite?”
(Da Luz/PRTB)
Vivemos uma epidemia de violência na Bahia. Nesses últimos sete anos e meio, aconteceu um verdadeiro holocausto”
(Paulo Souto/DEM)
“O que eles falaram é exatamente o que tem que ser feito, mas nenhum falou como se fazer, pois já tiveram oportunidades e não fizeram. Tanto o time do atraso, quanto o time da propaganda, mas a verdade é uma só, são mais do mesmo”
(Da Luz/PRTB)
“Serei um líder político, não um contador que perguntará se tem ou não orçamento.”
(Rui Costa/PT)
“Vossa excelência [Rui Costa] como secretário da Casa Civil não conseguiu fazer as barragens prometidas pelo atual governo. Agora promete fazer o eixo sul da transposição, que é obra do governo federal, não é do estado. E não vai fazer 10 barragens, como não fez duas”
(Lídice da Mata/PSB)
“Ele disse que recebeu o hospital de Alagoinhas completamente destruído. Queria que ele me falasse quem entregou para ele tudo destruído. Foi o ex-senador Antônio Carlos Magalhães?”
(Rui Costa/PT)
“O Palácio de Ondina vai ser transformado no museu da incompetência administrativa. O que produz a Casa Civil? Sonhos e ilusões? O que produz tantas secretarias que não tem função nenhuma? Para que a Secretaria de Turismo se temos a Bahiatursa?”
(Da Luz/PRTB)
“Na época do carlismo haviam os processos que serviam para barganhar. Existe um esquema muito grande dos precatórios. A legislação baiana e brasileira atenda as necessidades. O problema é a ingerência política”
(Marcos Mendes/PSOL)
“Quero aproveitar para saber porque Rui Costa está preocupado com minhas questões sobre a saúde. O senhor talvez seja o único que não parece se preocupar com a segurança pública e da saúde.”
(Paulo Souto/DEM)
“Sou uma defensora do financiamento público de campanha. No entanto, a lei eleitoral atual permite o financiamento de empresas privadas. Não sou rica, não sou milionária.”
(Lídice da Mata/PSB)
“O governador anda de helicóptero, a um custo de R$ 56 mil por dia, para não pegar congestionamento. Deveria acordar mais cedo para trabalhar”
(Da Luz/PRTB)

Jovem capota veículo, bate em poste e morre em Lamarão

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMn3HrzeG5F7gZBjQlEpSc16wR0mY1r2SPAYxt2V3XLShtpXmb_4keJ5LGw-NTTUZXDCPq7HMrK3jWUV7zHQHofbzSnJSEXmLJs3MVpS3xnz15GjK5vKhv3OipnD_0QceJidYqKY7_Ay5S/s1600/portal+cleriston+silva+8.jpg

Um jovem de 18 anos morreu na tarde desta sexta-feira (29) na BA-400, estrada que liga Lamarão à BR-116, próximo ao povoado de Saco do Correio. O acidente aconteceu na altura do km 03 da rodovia, por volta das 15h30.

Segundo informações colhidas no local pela reportagem do PCS, Patrício Silva Andrade Coutinho dirigia um Gol branco, placa JST-7128, licença de Serrinha, quando perdeu o controle da direção, saiu da pista capotando e, em seguida, atingiu um poste da rede elétrica.

Com o impacto, o poste partiu ao meio e caiu sobre o veículo, que teve a parte da frente destruída. Segundo testemunhas, o veículo estava em alta velocidade, o que pode ter provocado o acidente.

“Eu ouvir o barulho do pneu derrapando de longe e depois a pancada no poste. Foi muito forte. Nunca vi nada parecido”, comentou o agricultor Antônio Augusto.

A vítima morava na mesma localidade onde aconteceu o acidente. No carro, que segundo populares teria sido emprestado por um amigo, ainda estava o primo da vítima que até o momento não foi identificado, segundo dados do boletim de ocorrência.

O carona sofreu ferimentos graves e foi socorrido por familiares no Hospital Municipal (HM) de Serrinha. Moradores da área ainda tentaram socorrer o motorista, mas ele morreu com a cabeça presa na porta do carro.

A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) fezeram a perícia no local. O corpo foi removido para o DPT de Feira de Santana.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

DATAFOLHA: Marina empata com Dilma no primeiro turno e venceria com ampla vantagem no segundo

                             Na simulação de segundo turno, Marina atinge 50% e Dilma, 40%
Foto: Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo
Uma verdadeira bomba caiu na cabeça das campanhas eleitorais do PT e do PSDB na noite desta sexta (29). Pesquisa Datafolha sobre a corrida presidencial indica uma situação de empate entre a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e a ex-senadora Marina Silva, candidata do PSB: cada uma aparece com 34% das intenções de voto.
Pela primeira vez numa corrida presidencial desde que chegou ao poder, o PT não é mais favorito. Na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a ex-senadora alcançou 50% contra 40% da presidente. Na pesquisa anterior, Marina tinha 47% e Dilma, 43%.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”. O Datafolha fez 2.874 entrevistas em 178 municípios nestas quinta (28) e sexta (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
VEJA ABAIXO OS NÚMEROS:
PRIMEIRO TURNO
- Dilma Rousseff (PT): 34%
- Marina Silva (PSB): 34%
- Aécio Neves (PSDB): 15%
- Pastor Everaldo (PSC): 2%
- José Maria (PSTU): 0% *
- Eduardo Jorge (PV): 0% *
- Luciana Genro (PSOL): 0% *
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0% *
- Eymael (PSDC): 0% *
- Levy Fidelix (PRTB): 0% *
- Mauro Iasi (PCB): 0% *
- Brancos/nulos/nenhum: 8%
- Não sabe: 9%
SEGUNDO TURNO
- Marina Silva: 50%
- Dilma Rousseff: 40%
- Brancos/nulos/nenhum: 7%
- Não sabe: 3%
- Dilma Roussef: 48%
- Aécio Neves: 40%
- Brancos/nulos/nenhum: 9%
- Não sabe: 4%
REJEIÇÃO
- Dilma Roussef: 35%
- Pastor Everaldo: 23%
- Aécio Neves: 22%
- Zé Maria: 18%
- Eymael: 17%
- Levy Fidelix: 17%
- Rui Costa Pimenta: 16%
- Luciana Genro: 15%
- Marina Silva: 15%
- Eduardo Jorge: 14%
- Mauro Iasi: 14%

Foto: Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo

Após resultado do Datafolha, Aécio se diz confiante em vitória

O fortalecimento de Marina Silva apresentado pela pesquisa DataFolha na noite desta sexta-feira (29) atinge diretamente ao PSDB que tem como candidato, Aécio Neves. O resultado do levantamento mostra que Marina apresenta e a atual presidente e candidata petista, Dilma Rousseff estariam tecnicamente empatadas com 34% das intenções de votos e Aécio na terceira posição com 15%.

Apesar dos números, o presidenciável utilizou suas redes sociais para mostrar confiança ressaltando que o maior desafio da sua campanha “é vencer o grande desconhecimento da sua candidatura” e afirmou que crescimento de Marina Silva “já era esperado”.


Baú de Leitura 15 anos: Laudécio Carneiro e a descoberta do mundo através da leitura


27-08-2014_07_57_04_lau_noticia
A história de Laudécio Carneiro da Silva poderia ter tomado outros rumos se não fosse a sua persistência, sua luta e a confiança em seus sonhos. Tudo começa com a infância vivida na comunidade de Lagoa Grande no município de Retirolândia localizado no território do Sisal.
Essa região foi por muito tempo conhecida como Região Sisaleira da Bahia, nomenclatura dada pelo grande cultivo do sisal, planta característica daquela localidade e que movimentava a economia e fazia parte do dia a dia de homens, mulheres, crianças e adolescentes. Também chamada de Agave Sisalana, o sisal é uma planta originária do México e bem adaptável ao sol e as climas secos e áridos. O cultivo dessa planta foi difundido no Brasil inicialmente no estado da Paraíba e a partir da década de 30 na Bahia. Foi na região do Sertão da Bahia que essa planta obteve o seu melhor rendimento e assim tornou-se um elemento característico da economia, cultura e do desenvolvimento local.
O contexto do Sisal- O beneficiamento do Sisal é destinado na sua maioria à produção da fibra e à indústria de cordoaria, na fabricação de cordas, tapetes e outros utensílios. A fibra do sisal é considerada a fibra mais dura que existe e já é utilizada em substituição a fibra de vidro, inclusive na fabricação de automóveis. Além da fabricação da fibra, a matéria-prima do sisal também é muito utilizada para a produção de bebidas, celulose, remédios, biofertilizantes, ração animal e adubos orgânicos. O Território do Sisal compreende 20 municípios da Bahia, sendo eles: Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia,Tucano e Valente.
O município de Retirolândia faz parte desse território e a sua história e de seus 12.000 habitantes também se cruzam com a realidade e o contexto do sisal, assim como a história do jovem Laudécio Carneiro.
Desde de muito cedo ele conheceu o trabalho na lavoura do sisal. Ainda criança trabalhava no cultivo da planta e também e nos afazeres da roça. A sua realidade não era muito diferente de outras crianças e adolescentes da sua comunidade e do seu município. Em meados dos anos 90 e 2000 muitas crianças e adolescentes protagonizavam cenas frequentes do trabalho infantil, tanto nas lavouras do sisal, como em pedreiras, carvoarias, feiras-livres e em outras atividades que prejudicavam o seu desenvolvimento físico e também intelectual.
Nesse período, Laudécio frenquentava a escola em um turno e no outro turno trabalhava. Morando com os avós ele nunca foi obrigado a trabalhar, mas via no trabalho um meio para aquisição de bens materiais, como produtos de beleza, objetos pessoais  e algumas necessidades como lazer. Produtos esses que seus avós não tinham condições financeiras de lhe oferecer e o trabalho era o único meio de obter.

Moradora afirma que curto circuito provocou incêndio em sua residência no Liberdade

Teixeira de Freitas: A senhora Maria Lúcia Alves Gonçalves, de 46 anos, compareceu à 8ª COORPIN de Teixeira de Freitas, para comunicar um incêndio que ocorreu em sua residência, por volta das 16h00, desta quarta-feira (27), na Rua Bolívia, no Bairro Liberdade.
Ela conta que houve um curto circuito na rede elétrica da casa, fazendo com que o incêndio começasse. O fogo destruiu um sofá, armário de cozinha, forno micro-ondas, aparelho de som micro system, TV 21 polegadas, DVD, telhas Eternit e outros objetos.
A senhora Maria disse ainda, que o Corpo de Bombeiros foi acionado, mas quando chegaram ao local, os vizinhos já teriam ajudado a apagar as chamas. Ela disse também, que a propriedade é de Maria da Conceição Alves Santana, e que ainda mora o neto dela na casa e que os três estão impossibilitados de entrar na residência.
Maria Lúcia disse ainda, que acionou a COELBA, mas até o momento nenhum representante da empresa compareceu ao local.
Por: Petrina Nunes/Nunes/Liberdadenews

Mais um jovem é assassinado em Feira; polícia registra dois crimes em menos de duas horas

Uma hora e meia após o assassinato de um adolescente no conjunto João Paulo II, a polícia voltou a registrar outro crime em Feira de Santana. Por volta das 12h30, Charles Santos Vitorino, 20 anos, foi morto com vários tiros no bairro Aviário.

Segundo informações, ele caminhava pela rua A, quando um desconhecido se aproximou e deflagrou vários tiros. Charles morava na rua D, daquele mesmo bairro e tinha passagem pela delegacia, por agressão.

O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para ser necropsiado.  Este foi o 15º assassinato registrado no mês de agosto, elevando para 246, o número de homicídios em 2014.

Blog Central de Polícia, com informações de Marcos Valentim e foto do Folha do Estado.

Líder do tráfico do Nordeste de Amaralina morre em troca de tiros com a polícia




Anderson Rodrigues de Almeida chegou a ser socorrido para o HGE.
Um dos principais líderes do tráfico de drogas do bairro do Nordeste de Amaralina morreu na madrugada da última quinta-feira (28). De acordo com a 28ª Delegacia Territorial (DT), Antônio Anderson Rodrigues de Almeida, conhecido como "Da bruxa", estava em casa quando foi abordado por uma equipe das Rondas Especiais da Polícia Militar Central e Atlântico, além de policiais da Operação Apolo.


Eles estavam com um mandado de prisão em nome do traficante. Segundo assessoria da PM, Anderson se recusou a obedecer a ordem da polícia e atirou contra a equipe. Durante a troca de tiros, o traficante acabou sendo atingido. Antônio Anderson foi socorrido e encaminhado para o Hospital Geral do Estado, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde. Ainda segundo informações da polícia, o criminoso foi responsável por vários homicídios.
  

Dois menores são baleados durante a madrugada em Ribeira do Pombal

Por volta de 01:00h de quinta-feira 28, policiais militares do 2º Pelotão em Ribeira do Pombal, foram informados de que estaria acontecendo uma troca de tiros no bairro Pedro Tibúrcio, próximo à saída para a Fazenda Juliana.

Os policiais foram até o local indicado, não encontrando nada que confirmasse a denúncia. Ainda com o objetivo de apurar a veracidade, os PM’s se informaram com moradores locais, que afirmaram não terem visto nem escutado nada relacionado a disparos de arma de fogo.
A guarnição deixou o local acreditando que seria mais uma informação falsa, já que tudo parecia calmo, quando por volta de 01:40h, souberam que dois jovens teriam dado entrada no Hospital Geral Santa Tereza, vítimas de disparos de arma de fogo.
Trata-se de A. M. dos S, 11 anos, e M. R. dos S, 16 anos, ambos moradores de Ribeira do Pombal. Ao serem interrogados no Hospital, os jovens afirmaram não saber de onde vieram os tiros, sendo que um atingiu a perna esquerda de “A” e o outro a mão esquerda de “M”. As vítimas estavam na Rua E, Zona Sul, quando foram alvejados.
Os jovens foram medicados e passam bem.

Redação: Pombal Alerta
Com informações da Polícia Militar

Aluna agride e arrasta professora pelos cabelos em Jeremoabo

Uma aluna do turno noturno da Educação de Jovens e Adultos – EJA do Colégio Municipal Coronel João Sá (Escolas Reunidas) de Jeremoabo, agrediu fisicamente a professora de História Ana Sandes. Toda a confusão aconteceu na última segunda-feira (25).

De acordo com as informações, a aluna Jessica da Silva teria ficado nervosa com a média que tinha recebido por um trabalho apresentado em sala de aula e acabou arrastando a professora pelos cabelos.
Nesta terça-feira, 26, pela manhã a professora Ana Sandes prestou queixa na delegacia da cidade.
Em entrevista ao Repórter Edson Alves, da Rádio Jeremoabo FM, a diretora Adelcia Dácia do Nascimento lamentou o fato e disse que no momento do incidente não se encontrava na escola, mas que iria ouvir a professora e a aluna envolvidas para depois tomar as providências cabíveis.
Fonte: jeremoaboagora
Imagem Ilustrativa

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Estados Unidos testam vacina contra ebola em humanos

Foto: Divulgação/NIH
O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH) anunciou nesta quinta-feira (28) que vai começar, na próxima semana, os testes de uma vacina contra o vírus ebola em seres humanos. Em fase inicial, os primeiros experimentos serão realizados em 20 voluntários, na sede do Instituto, em Bethesda, estado de Maryland, próximo à capital, Washington. A informação foi divulgada pelo diretor do NIH, Francis Collins, durante entrevista coletiva.
Segundo ele, o instituto já estava trabalhando no projeto da vacina a cerca de uma década, mas a situação de descontrole da doença no oeste africano fez com que a pesquisa seja "acelerada".
"Tivemos de adotar medidas extraordinárias para iniciar os estudos o mais rápido possível", afirmou Collins. A pesquisa é realizada pelo NIH, em parceria com outra agência estatal americana, o Instituto Nacional de Alergia e Enfermidades Infecciosas (Niaid), e também tem o apoio da indústria farmacêutica privada GlaxoSmithKline.
O diretor do Niaid, Anthony Fauci, também participou da entrevista e falou da necessidade de encontrar uma resposta eficaz e rápida, devido ao iminente risco de proliferação do virus ebola.
"A epidemia de ebola já contaminou mais de 3 mil pessoas e matou mais da metade dos infectados. A situação está sem controle, e por isso é preciso trabalhar em todas as frentes possíveis, com os métodos tradicionais de isolamento das pessoas infectadas, novos medicamentos, mas também na busca de uma  resposta de prevenção imunológica", segundo Fauci.
Ele justificou a participação da GlaxoSmithKline como "copesquisadora", devido à necessidade de se produzir uma vacina em larga escala, caso o resultado da pesquisa seja satisfatório. Ele explicou que foi difícil, por exemplo, produzir doses suficientes do medicamento experimental ZMapp, desenvolvido em San Diego, Estados Unidos, e "a empresa doou todas as doses disponíveis para o tratamento de infectados".
Foi com o ZMapp que os dois norte-americanos contaminados em julho, na Líberia, foram tratados e conseguiram se recuperar da doença, em Atlanta, no estado da Georgia.
Os voluntários serão avaliados nove vezes durante 48 semanas, e para garantir a segurança dos voluntários - todos, adultos saudáveis - os cientistas vão dar a vacina para apenas três pessoas ao mesmo tempo, a fim de verificar a segurança antes de vacinar outros voluntários. "A segurança é primordial, quando se faz testes com drogas experimentais em pessoas saudáveis", afirmou Fauci.

Operação de guerra: para visita de Dilma Rousseff, Polícia Federal realiza inspeção no Centro Histórico





.

Vários policiais estiveram envolvidos na operação.

Agenda da candidata e também presidente inclui homenagem do Olodum
Exército, polícias Militar e Federal… quem passou pelo centro histórico nesta quinta-feira (28) se deparou com uma cena de filme de guerra. Tudo porque a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, desembarca em solo baiano nesta sexta-feira (28), a partir do meio-dia, para gravar programa eleitoral.
A candidata pelo PT, que acumula a função de presidente, ainda vai receber homenagem do bloco afro Olodum, a partir das duas da tarde. Além desta homenagem, a presidenta segue para a escadaria da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Viaturas da Polícia Federal não foram proibidas de entrar em ruas do Centro Histórico.
Para que tudo isso possa acontecer com segurança, a Polícia Federal deixou de investigar bandidos de grande porte e foi realizar vistoria na área. É a segunda vez que a candidata vem à Bahia, onde obteve maioria de votos na última eleição. A Polícia do Exército também este envolvida na operação.
Na semana passada, Dilma esteve acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também do PT, em uma visita no povoado conhecido como Batatinha, na zona rural de Paulo Afonso, no norte do estado. Ambos visitaram o programa de construção de cisternas do governo federal

Dilma veta projeto de lei sobre criação de municípios


dilma

A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente, por contrariedade ao interesse público, o projeto de lei que tratava da a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios. A mensagem de veto e justificativa pela decisão foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 27. O Ministério da Fazenda foi consultado sobre a proposta. A conclusão foi que a iniciativa representava gastos, colocando em risco o equilíbrio da responsabilidade fiscal.

“Embora se reconheça o esforço de construção de um texto mais criterioso, a proposta não afasta o problema da responsabilidade fiscal na federação. Depreende-se que haverá aumento de despesas com as novas estruturas municipais sem que haja a correspondente geração de novas receitas. Mantidos os atuais critérios de repartição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o desmembramento de um município causa desequilíbrio de recursos dentro do seu Estado, acarretando dificuldades financeiras não gerenciáveis para os municípios já existentes”, explica a mensagem de Dilma, direcionada ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL).

O plenário do Senado aprovou em 5 de agosto texto sobre a criação de municípios. O material seguiu para a sanção presidencial porque já havia passado pela Câmara dos Deputados. A votação da matéria tinha sido resultado de acordo entre Executivo e Legislativo após a presidente Dilma Rousseff ter vetado, em meados de novembro do ano passado, uma proposta apreciada pelo Congresso que regulamentava novos municípios.

IDOSO MANDA "ALEIJAR" VETERINÁRIO,MAIS OS CRIMINOSOS TERMINAM MATANDO

Um cachorro na vida de um casal que não se entende resultou em mais um crime. Ele, apegado ao animal. Ela, ansiosa para se livrar dele. A saída que a mulher encontrou foi dar sumiço ao cão sem o conhecimento do marido. Mas como ? Isso não ficou esclarecido até ontem, quando o desaparecimento do veterinário Fernando Augusto Souza Moura foi desvendado.
O dono do cachorro, Dorval Vieira Rodrigues, descobriu que o cão havia sido levado para a clínica do veterinário e o procurou. Começou aí um desentendimento que daria origem ao crime. Fernando se recusava dizer que fim dera ao cachorro. "Fui tomado por uma mágoa profunda", disse Dorval, entre lágrimas... Mas matar seria a saida? A mágoa e a humilhação despertam sentimentos sobre os quais a maioria das pessoas não tem domínio. O desejo de matar é um gatilho interno que pode ser disparado a qualquer momento e em qualquer lugar. E todos, sem exceção, estão sujeitos a isso. O que chama atenção nesse crime é um ódio que começou a ser semeado dentro de casa, quando o casal se desentendeu por causa do cachorro. Depois a entrada em cena do veterinário, cujo papel no sumiço do animal não foi de todo esclarecido. Nem parece ser relevante agora. Mas do episódio fica uma lição: provocar o ser humano ao limite é correr o risco de despertar monstros adormecidos.Texto Portal do holanda
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio da Secretaria de Inteligência (SEAI), prendeu quatro homens envolvidos na morte do médico veterinário Fernando Augusto de Souza Moura. Foram presos o mandante do homicídio, o policial civil aposentado Dorval Vieira Rodrigues, de 82 anos; Zacarias Araújo Duarte, conhecido como “Timbal”, de 44 anos; Evandro Souza dos Santos, de 40, e José Bernardo de Oliveira, também conhecido como “Zé Canoeiro” ou “Zé Pirarucu”, de 61 anos. O investigador aposentado disse que encomendou o crime por vingança, porque o veterinário teria sumido com o cachorro, dado ao veterinário pela mulher dele, há cerca de um ano. Dorval Rodrigues chegou a chorar ao falar do animal. Segundo Dorval, o combinado não era matar o médico e, sim, deixá-lo em uma cadeira de rodas. O autor do disparo que matou o veterinário, Zé Canoeiro, disse que está arrependido do que fez. A SEAI começou as investigações assim que foi procurada pela família da vítima. Imagens do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), do momento em que o veterinário Fernando Augusto chega à orla do Amarelinho, no bairro Educandos, zona Sul, no último sábado (23), também ajudaram os investigadores. Ele foi acionado para fazer um atendimento do outro lado do rio, pelo que receberia R$ 150 . De acordo com o secretário de Inteligência da SSP-AM,, Thomaz Vasconcelos, a secretaria conseguiu chegar a todos os envolvidos no crime, por meio de Zé Canoeiro. O policial aposentado teria pago R$ 10 mil pela execução do veterinário. Segundo o canoeiro, a ideia e todo o plano partiu de Dorval. O quinto suspeito de participar do crime ainda está sendo procurado. Trata-se de Jardel Brito da Silva, conhecido como “Vovô”, de 29 anos. Segundo o secretário de Inteligência, a arma do crime ainda não foi encontrada. O revólver teria sido jogado no rio. Os R$10 mil pagos pela execução do veterinário foram gastos pelos acusados. Eles vão responder pelo crime de homicídio qualificado por motivo fútil.


Adolescente é encontrado morto em Dias D’Ávila



Um corpo de um homem foi encontrado no bairro do Bosque, próximo a um mercado, por volta das 12h, desta quinta-feira (28). De acordo com informações, a vítima é um adolescente, identificado pelo prenome de Filipe, residente da Varginha.

O corpo de Filipe apresenta vários ferimentos no pescoço e os braçoa encontra-se amarrados.

Os policiais aguardam a remoção do corpo ao Departamento da Polícia Técnica (DPT), em Salvador.

Ainda não há informações sobre autoria e motivação do crime.

Bahia surpreende, desbanca o Inter no Beira Rio e leva vantagem na Sul-Americana


Superando previsões, o Esquadrão surpreendeu o Colorado na estreia na Copa Sul-Americana. Em pleno Beira-Rio, os visitantes tricolores desbancaram os donos da casa na noite dessa quarta-feira (27) e venceram o Internacional por 2 a 0. Lucas Fonseca e Diego Macedo marcaram no final do primeiro tempo e logo no começo da etapa final, respectivamente, e construíram a boa vantagem que o Bahia leva para a decisão da vaga no jogo de volta em Salvador.



Graças aos dois gols marcados fora de casa, no jogo decisivo, na Arena Fonte Nova, no dia 4 de setembro, o Esquadrão poderá até perder por gol de diferença para avançar à terceira fase da competição continental. Para tirar a vaga do Bahia, o Inter precisará vencer por pelo menos dois gols de diferença. A decisão nas penalidades acontece somente se o Internacional conseguir devolver o mesmo placar.


Retomando as atenções para o Campeonato Brasileiro, o Esquadrão entra em campo para o duelo da 18ª rodada da competição. Seguindo a temporada pelo Sul do país, o Bahia enfrenta o Grêmio na Arena do Tricolor Gaúcho, no domingo (31), a partir das 18h30. O Internacional joga no sábado (30), quando enfrenta o Palmeiras, no Pacaembu, também às 18h30.



O jogo Temperatura abaixo dos 10ºC quando a bola rolou no Beira-Rio, mas os donos da casa quase trataram de esquentar o duelo logo no primeiro minuto. Valdívia aproveitou o vacilo de Roniery na defesa, roubou a bola na ponta esquerda da área do Bahia, chutou colocado e acerta o travessão.


O lance de perigo já era uma prévia da postura do Colorado. Mais adiantado, o Inter começou a jogo ocupando o campo de defesa tricolor e pressionando na saída de bola do Esquadrão.Passado o primeiro momento de desorganização, o Bahia conseguiu o ajuste para avançar sobre a invasão do Inter e equilibrar o jogo, conseguindo controlar a troca de passes do Colorado com seus principais homens de armação no meio-campo. Mas para a surpresa tricolor, aos 18 minutos mais uma vez o Inter ficou por muito pouco de abrir o placar. Wellington Paulista pegou a sobra, mandou o chute de fora da área, a bola desviou em Titi e acertou o pé da trave de Marcelo Lomba.


Com a partida equilibrada, principalmente por méritos defensivos do Bahia, as duas equipes conseguiam incomodar as defesas adversárias, mas sem a criação de grandes oportunidades de gol. Mas aproveitado um de seus fortes, a bola parada, o Bahia surpreendeu os donos da casa e abriu o placar aos 42 minutos. Emanuel Biancucchi cobrou escanteio, levantou na área do Inter e Lucas Fonseca subiu para cabecear certeiro e mandar para o gol. Para encerrar a primeira etapa, aos 46 minutos Alex ainda acertou mais uma bola na trave de Marcelo Lomba depois de cobrar falta.



Na volta para o segundo tempo, mal houve oportunidade para a equipe do Inter se organizar em campo e o Tricolor arrancou mais um gol. Henrique invadiu a área, insistiu pela linha de fundo para fugir da marcação, rolou para Diego Macedo e ele arrematou no chute para fazer o dele com pouco mais de um minuto da etapa final. Com o gol repentino dos visitantes, que ampliou o placar, o Bahia ganhou ainda mais folga para continuar segurando o jogo do Inter, como vinha fazendo na etapa inicial.



Com a vantagem no placar, o Bahia passou a afirmar ainda mais o setor defensivo, limitando as possibilidades de reação do Internacional. A cautela por marcação se confirmou nas alterações feitas por Gilson Kleina, que colocou Rhayner e Guilherme Santos nos lugares de Emanuel Biancucchi e Rafinha e, mais tarde, com Fahel no lugar de Diego Macedo. Com dificuldades no setor de criação, que não articulava bem no meio-campo e esbarrava na marcação tricolor, o Inter não conseguia bons avanços para o campo de ataque e não conseguiu reagir para mudar o placar.


Internacional 0 x 2 Bahia - 2ª Fase da Copa Sul-Americana Data: 27/8/2014, 22h
Local: estádio Beira Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Christian Ferreyra (URU)
Assistentes: Miguel Nievas (URU) e Richard Trinidad (URU)

Internacional: Dida; Cláudio Winck, Ernando, Paulão, Alan Ruschel; Ygor (Leandro), Wellington, Alex (Alan Patrick), Aranguiz, Valdívia, Wellington Paulista. Técnico - Abel Braga

Bahia: Marcelo Lomba, Roniery, Lucas Fonseca, Titi e Pará; Rafael Miranda, Léo Gago, Diego Macedo (Fahel) e Emanuel Biancucchi (Rhayner); Rafinha (Guilherme Santos) e Henrique. Técnico - Gilson Kleina

“A verdadeira pesquisa é na urna”, diz Otto sobre Ibope

O candidato ao Senado pela coligação “Pra Bahia Mudar Mais”, Otto Alencar (PSD), não se abalou com os números divulgados na quarta-feira (27) pela pesquisa Ibope. De acordo com o instituto, o pessedista aparece na segunda posição com 17% das intenções de votos. Geddel Vieira Lima (PMDB), da coligação “Unidos pela Bahia”, lidera o certame com 35%.

“Não estou preocupado. Eu estou trabalhando para a pesquisa do dia 05 de outubro. A verdadeira pesquisa é na urna”, garante Otto em tom de descredito ao instituto. “Lembro que em 2010, o Ibope apontava para o Senado, César Borges em primeiro e Walter Pinheiro em terceiro, 24 horas antes da eleição. Ao final, todos nós sabemos o que aconteceu. Walter foi eleito em primeiro com mais de um milhão de votos à frente de Lídice que ficou em segundo. César Borges não foi eleito. Sem argumentos”.

“Dormi muito bem. A pesquisa não tira meu sono. Não tira minha estima. Continuarei defendendo o meu projeto. Por onde passei deixei um bom trabalho e estou preparado para, ao final do jogo, aceitar a derrota ou a vitória. Faz parte”, disse o pessedista na manhã desta quinta-feira (28) para a reportagem do Bocão News.

Ainda sobre o Ibope, ele acredita que a forma como a pesquisa é feita possa explicar os erros registrados nas últimas eleições. “vamos falar de 2006, que foi emblemático. Wagner (governador) aparecia para o Ibope como derrotado e venceu Paulo Souto no primeiro turno. A pesquisa não vai até a zona rural, onde mais de 2 milhões de votos são registrados. É lá onde acontece o desequilíbrio nas urnas”.

A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 59 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.

Mulher passa mal e tem morte súbita em plena via pública no Bairro São Lourenço





Teixeira de Freitas: Por volta das 20h30, desta quarta-feira, 27 de agosto, uma mulher de 47 anos passou mal no meio da via pública e morreu, na Rua Amélia de Jesus Siquara, no Bairro São Lourenço. Trata-se de Marinalva de Jesus Oliveira, moradora da Rua Alfredo Medeiros Guerra, no mesmo bairro do ocorrido.
Segundo populares, Marinalva começou a passar mal e caiu. O SAMU foi acionado, mas ao chegar, a vítima já estava morta. “Tudo foi muito rápido”, disse uma vizinha. Segundo familiares, a vítima vinha sofrendo dores no peito e tinha pressão alta. O delegado plantonista, Dr. Júlio Telles, autorizou a remoção do corpo ao IML.
Após exames de necropsia, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepulto. Tudo indica que a Marinalva foi vítima de um infarto fulminante, mas só os exames podem confirmar a causa da morte súbita. Marinalva era uma pessoa muito querida por todos, que lamentam profundamente a sua morte.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews

Caminhoneiro é assassinado dentro de bar em Coité


Vítima morreu na hora

A Polícia de Conceição do Coité acaba de registar mais um homicídio na cidade, o terceiro do mês de agosto. A vítima conhecida Renivaldo Nascimento, 38 anos,  conhecido por Rene Caminhoneiro, ou Rene de Aurelino estava jogando dominó com outros colegas no Bar do Belo, na Rua Conselheiro Franco, em frente ao Colégio Iêda Barradas Carneiro, Bairro Açudinho, em Conceição do Coité, quando por volta das 20h40 surgiram dois homens vestidos de roupa escura e usando capuz, se aproximaram da mesa e a queima roupa fizeram vários disparos no rosto, braço, tórax e cabeça.
Segundo informações Rene frequentava sempre esse bar para jogar dominó.

Segundo um dos colegas que estava jogando com Rene, os assassinos entraram no bar, fizeram os disparos e saíram se dizer nada nem ameaçaram ninguém. Não tivemos informações como foi a fuga dos assassinos se estava de carro ou moto.
Nesse momento uma multidão está no local do crime, muitos sem entender o que motivou o crime, pois, para a grande maioria é desconhecida a participação da vítima no mundo do crime, entretanto um homem que disse ser primo da vítima disse a Polícia Civil que ele se envolveu numa confusão recentemente e o caso foi parar na delegacia e tinha audiência marcada para o dia 12 de setembro. Mas somente uma investigação da Polícia deverá apontar a real motivação do crime.Segundo a Polícia todos que estavam no bar no momento do crime serão ouvidos nos próximos dias.
Até às 22h30 o corpo ainda se encontrava no local aguardando a chegada do Rabecão de Serrinha e perítos para fazer o levantamento cadavérico.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas

Presas tiram fotos sensuais dentro de cadeia e postam imagens em rede social



As dezenas de imagens, nas quais as detentas posam de lingerie e até sem sutiã, foram descobertas por meio de uma investigação interna encerrada no último mês de abril. Ela foi iniciada após denúncias feitas em janei


ro de que as imagens estavam sendo clicadas da cadeia.
As dezenas de imagens, nas quais as detentas posam de lingerie e até sem sutiã, foram descobertas por meio de uma investigação interna encerrada no último mês de abril. Ela foi iniciada após denúncias feitas em janeiro de que as imagens estavam sendo clicadas da cadeia.
"Tínhamos a desconfiança. Assim, passamos a monitorar as possíveis culpadas, criamos uma página no Facebook, as adicionamos e elas caíram na armadilha", recorda Nascimento.  "Recuperamos o celular e aplicamos sanção de falta grave, o que as impediu de receberem alimentos e visitas ao longo de 30 dias, como diz a Lei de Execução Penal. Elas também foram marcadas por mau comportamento, o que deve prejudicá-las para na progressão do regime.

As duas mulheres foram presas por tráfico de drogas e dividiam a mesma cela, na qual mantinham o celular que compartilhavam. Segundo o chefe da cadeia, apesar da proibição de telefones móveis, a entrada desses aparelhos é frequente no local: somente de janeiro a julho, 77 celulares enviados para presos foram encontrados por funcionários antes de eles serem entregues a seus destinatários.
"A cadeia fica em um lugar central, então as pessoas de fora os arremessam para dentro do pátio, por cima do muro mesmo", conta ele, que vê graça no motivo pelo qualque levou as jovens a divulgaram imagens que as prejudicariam. "Elas declararam que foi uma atitude impensada. Achavam que não ia acarretar em nada e as postaram para se exibir."
Presas tiram fotos sensuais dentro de cadeia e postam imagens em rede social
"Tínhamos a desconfiança. Assim, passamos a monitorar as possíveis culpadas, criamos uma página no Facebook, as adicionamos e elas caíram na armadilha", recorda Nascimento.  "Recuperamos o celular e aplicamos sanção de falta grave, o que as impediu de receberem alimentos e visitas ao longo de 30 dias, como diz a Lei de Execução Penal. Elas também foram marcadas por mau comportamento, o que deve prejudicá-las para na progressão do regime."
As duas mulheres foram presas por tráfico de drogas e dividiam a mesma cela, na qual mantinham o celular que compartilhavam. Segundo o chefe da cadeia, apesar da proibição de telefones móveis, a entrada desses aparelhos é frequente no local: somente de janeiro a julho, 77 celulares enviados para presos foram encontrados por funcionários antes de eles serem entregues a seus destinatários.
"A cadeia fica em um lugar central, então as pessoas de fora os arremessam para dentro do pátio, por cima do muro mesmo", conta ele, que vê graça no motivo pelo qualque levou as jovens a divulgaram imagens que as prejudicariam. "Elas declararam que foi uma atitude impensada. Achavam que não ia acarretar em nada e as postaram para se exibir."

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Primeiro-ministro francês defende união entre governo de esquerda e empresariado

    


O primeiro-ministro, Manuel Valls, sai do primeiro conselho dos ministros do novo governo, na manhã desta quarta-feira (27).
Diante de centenas de empresários, o primeiro-ministro da França, Manuel Valls, defendeu nesta quarta-feira (27) uma união entre o poder político de esquerda e as empresas, a fim de tirar a economia francesa da estagnação e reverter a alta do desemprego. Um pouco mais cedo, ele comandou o primeiro conselho de ministros do novo governo francês e reafirmou sua política social-liberal, evidenciada pela nomeação de um ex-banqueiro ao ministério da Economia.

"A França precisa de vocês", disse o primeiro-ministro na conferência anual do Medef, o sindicato do patronato francês, um dia depois de uma reforma ministerial que evidenciou a linha social-liberal do executivo, com a nomeação de Emmanuel Macron ao cargo de ministro da Economia.
"O retorno do crescimento passará pelo apoio às empresas", disse o chefe de governo, que foi muito aplaudido pelos empresários.
Em uma resposta indireta à ala mais à esquerda do Partido Socialista, que defende menos ajuda às empresas e mais auxílio às famílias, Manuel Valls afirmou que é preciso parar de opor patrões e empregados, organizações do patronato e sindicatos. "Ao invés disso, devemos tentar cooperar", disse ele, admitindo que a França "tem um problema de custo do trabalho".
Essa mensagem ecoou as declarações de Emmanuel Macron ao tomar posse no ministério da Economia. O novo ministro assumiu sua diferença com seu predecesor, Arnaud Montebourg, ao afirmar que pretende restaurar a confiança das empresas, dos investidores e dos franceses evitando "oposições estéreis".
Ex-conselheiro de François Hollande, Macron era considerado no palácio do Eliseu o ponto de contato entre a presidência da República e o empresariado.
Primeiro Conselho dos ministros do novo governo
Já no primeiro conselho dos ministros do novo governo, que está sendo chamado na França de Valls II, o primeiro-ministro demonstrou ostensivamente apoio a Emmanuel Macron. A mensagem é clara: de agora em diante, há somente uma política econômica oficial, de tendência social-liberal.
"Coerência, coesão, clareza: três palavras de ordem para esse primeiro conselho dos ministros", disse Manuel Valls por meio de sua conta no Twitter. E o chefe de Estado insistiu na mesma linha, pedindo que seus ministros não "joguem individualmente".
A missão do governo será "responder às preocupações dos franceses - emprego, habitação, segurança, serviços públicos - mas também reduzir os déficits, de maneira compatível com o crescimento", acrescentou François Hollande. Ele pediu decisões rápidas para restaurar a confiança dos franceses no governo.
 

Brasil é o 8º país mais perigoso para jornalistas, segundo comitê



O Brasil é o 8º país mais perigoso para jornalistas, segundo o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ). A entidade internacional documenta todas as mortes de profissionais da imprensa relacionadas ao trabalho desde 1992.


A partir das informações do CPJ, o portal americano de notícias Global Post criou um infográfico em que mostra os países mais perigosos para o exercício do jornalismo com base no número de casos registrados na última década.


O ranking é encabeçado pelo Iraque, com 151 mortes, seguido de Síria (67), Filipinas (59), Paquistão (47), Somália (42), México (22) e Rússia (17). Em oitavo lugar, está o Brasil, com 16 mortes. “É um número muito preocupante”, avalia a comentarista de atualidades Joana Calmon.


O infográfico mostra também que 61% dos assassinatos foram realizados em represália a reportagens ou investigações, 23% em troca de tiros e 16% em missão perigosa.


O número de jornalistas mortos nos últimos dez anos chega a 619, segundo o CPJ. Ao ser executado na semana passada pelo Estado Islâmico, o jornalista americano James Foley se tornou o 32° jornalista morto neste ano.


“A morte do James Foley levantou um debate, causou muita polêmica, por essa questão dos riscos que os jornalistas freelancers correm ao viajar o mundo, cobrindo guerras, zonas de conflito. Mas o que é interessante ver nesses dados é que 90% das mortes são de jornalistas locais e apenas 10% são estrangeiros em viagem; 79% são jornalistas contratados por um veículo qualquer e 21% são freelancers. Então, realmente, é perigoso para todo mundo”, comenta Joana Calmon. 

*Globo News

Suposta morte do cantor Silvano Salles provoca corrida à internet; assessoria desmente e diz que ‘não passa de boato’


image
Assim como em 2011, mais um boato sobre a morte de Silvano Sales se espalhou na internet. Desta vez, a fofoca reproduzida na rede afirma que o cantor teria sofrido um acidente de carro durante viagem no estado do Maranhão.
Identificando o alto acesso de uma nota publicada há três anos, a equipe de reportagem do site Bocão News entrou em contato com a assessoria de imprensa de Silvano Salles para esclarecer o assunto. De acordo com os representantes do artista, novamente não passa de boatos.
 Ainda de acordo com informações da assessoria, o cantor não teve shows próximos da região do suposto acidente neste período e está em Salvador sem nenhum problema de saúde, onde viaja nesta quarta-feira (27) para São Paulo para uma apresentação no local.
Fonte: Interior da Bahia

Marina diz que foi pouco votada no Acre porque não é herdeira ...


A candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, foi duramente questionada pelo apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, sobre o uso do avião durante a campanha de Eduardo Campos, que está sendo investigado pela Polícia Federal. Marina disse que não tinha qualquer informação sobre possíveis ilegalidades referentes à postura dos donos da aeronave. "Sabíamos que se tratava de um empréstimo, que seria ressarcido pelo comitê financeiro no encerramento da campanha eleitoral", afirmou.
"Mas uma coisa é certa: para além das informações do partido há a investigação da PF e nosso interesse é de que essa investigação seja feita com rigor para que a sociedade possa ter esclarecimentos e não se cometa uma injustiça contra a memória de Eduardo Campos", acrescentou.
>> Pesquisa CNT: Dilma tem 34,2% das intenções de voto; Marina, 28,2%; e Aécio, 16%
>> Ibope: Marina abre 10 pontos sobre Aécio e venceria Dilma no 2º turno
>> Candidatos a presidente da República participam de primeiro debate na TV
Marina Silva foi questionada sobre o fato de ter ficado em terceiro lugar no Acre, seu estado de origem, nas eleições de 2010, com a metade dos votos do então candidato José Serra. "Esse terceiro lugar não estava tão distante do segundo, que foi a Dilma. É muito difícil ser profeta em sua própria terra. Tem que confrontar os interesses econômicos. Desde os 17 anos eu tive que confrontar muitos interesses ao lado de Chico Mendes, na defesa dos índios. Tive que fazer uma trajetória que não foi fácil. Era candidata por um partido pequeno, lutando contra duas máquinas poderosas com pouco tempo de propaganda. Mesmo assim, fiquei próximo à candidata do PT", explicou.
E a candidata do PSB foi mais longe, ressaltando que foi pouco votada no Acre por que só os herdeiros políticos e os ricos empresários que assassinaram Chico Mendes dão as cartas: "Não sou filha de político tradicional. Não sou filha de empresário. Nunca tive concessão de rádio ou televisão. Mesmo assim, os acreanos foram muto generosos comigo".
Marina também foi questionada sobre as divergências com o seu vice, Beto Albuquerque, quanto a pesquisas embrionárias e transgênicos. "Nós somos diferentes nesses pontos, mas a nova política que pretendemos fazer sabe trabalhar na diversidade e na diferença", ressaltou. "Agora, o fato de o Beto ter uma posição diferente da minha em relação a transgênicos é um aspecto. Há uma lenda de que eu sou contra os transgênicos, mas isso não é verdade. Sabe o que eu defendia quando era ministra do Meio Ambiente? Um modelo de coexistência: área de transgênico e área livre de transgênico", declarou.
Segundo afirmou, ela e Albuquerque têm uma "visão diferente" em relação a temas como transgênicos e células-tronco, mas tiveram um trabalho conjunto no Congresso quando ele foi o relator da Lei de Gestão de Florestas Públicas. "[Ele] me ajudou a aprovar a Lei da Mata Atlântica e tantas outras medidas importantes para o meio ambiente", disse.
"Gostaria de dizer que um dos projetos mais importantes da história é que possa renovar a política. A velha política tem sido motivo de contenda, da luta do poder pelo poder. Para mim deve ser utilizada para unir as pessoa, para que mesmo com interesses diferentes seja capaz de mediar os conflitos e fazer o melhor para o povo. Me ajude a ser a primeira presidente a assumir o compromisso de ter uma agenda para mudar o Brasil", encerrou Marina.
O que se viu na entrevista de Marina Silva ao JN foi que, em nenhum momento, ela teve aquele gesto que parece educado, mas não deixa de ser sabujo nos agradecimentos de subserviência.